ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro parabeniza SEMED e Ministério Público por ação que destinará celulares apreendidos para alunos do município

06.05.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

No último mês, o vereador Ronilço Guerreiro questionou durante sessão da Câmara Municipal para onde se destinava os aparelhos de celular apreendidos nos presídios de Campo Grande. Colocando como exemplo uma ação realizada no Rio Grande do Sul, sugeriu que esses aparelhos fossem destinados para os alunos das escolas municipais com dificuldades para participar das aulas virtuais por falta de estrutura. Ontem a Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou que vai receber 1.403 aparelhos celulares doados pelo Ministério Público do Estado (MPMS).
 
“Conversei com a professora Elza Fernandes e parabenizei pela conquista, afinal esses aparelhos seriam usados para o mal e agora estarão nas mãos das crianças. Temos que ter agilidade nesses processos e fico muito feliz por ter contribuído com esse questionamento”, ressaltou o vereador.
 
A doação por parte do MPMS faz parte do projeto Transformar, realizado em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). “Também parabenizo e agradeço nosso Ministério Público pela sensibilidade e essa doação vai ser muito importante para nossas escolas darem continuidade às aulas remotas. Sabemos que os professores estão se esforçando para produzir conteúdo, mas se o estudante não tem condições de receber o conteúdo, pode se tornar um trabalho em vão”, argumentou Guerreiro.

“Os celulares serão de grande serventia para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Mesmo com a previsão de retorno híbrido das aulas, a partir do dia 19 de julho, as atividades remotas vão continuar. E, para aqueles que ficarão em casa, será essencial ter o aparelho, para assistirem aos vídeos e realizar as atividades”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes, em entrevista ao site da prefeitura municipal.

Segundo a promotora de Justiça responsável pelo projeto, Jiskia Sandri Trentin, a iniciativa foi inspirada em uma ação similar realizada no Rio Grande do Sul. “Nós identificamos que esses aparelhos celulares não tinham utilidade. Então, com base em um projeto já desenvolvido no Ministério Público do Rio Grande do Sul, conseguimos firmar parceria com a Agepen e o Tribunal de Justiça. Os juízes que atuam nas Varas de Execução Penal, autorizam a doação para que chegue até os alunos que mais precisam. É uma cooperação que começa agora, mas que, com certeza, será um grande benefício”.

* Com informações da SEMED.

 
Jakson Pereira
Assessoria de Imprensa do Vereador