ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro destaca importância da 1ª Semana do Teatro e Circo para área cultural de Campo Grande

21.03.2022 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

Campo Grande terá nesta semana, entre 23 e 27, a 1ª Semana do Teatro e Circo. O vereador Ronilço Guerreiro, que é presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Campo Grande, destaca a importância desse tipo de ação para fomento da arte e cultura e, principalmente, por oferecer oportunidades para a população ter acesso aos espetáculos.

De acordo com Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), a programação conta com espetáculos teatrais, circenses e atividades de formação cultural que acontecerão gratuitamente em diversos locais, inclusive no distrito de Rochedinho, na Orla Morena, Armazém Cultural e altos da Avenida Afonso Pena.

“Um evento que vai valorizar a arte e quem faz arte, por isso não poderia deixar de valorizar essa ação da Sectur e do presidente Max de Freitas que tem feito um belo trabalho de fomento da cultura. Sempre digo que não adianta fazer cultura só no centro ou nos Altos da Afonso Pena, precisamos chegar nos bairros e  essa Semana do Teatro e Circo tem programação em vários cantos da cidade”, destacou Guerreiro.

A programação foi pensada em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, e Dia Nacional do Circo, celebrados no dia 27 de março. O evento contempla, pela primeira vez, o stand up comedy e o circo tradicional de lona.

Programação livre para todas as idades

23 de março

A programação da quarta-feira, 23, acontece no distrito de Rochedinho. Às 8h30, o espetáculo “A Borboleta Mais Velha do Mundo”, do Grupo Casa, estreia a grade da Semana de Teatro e Circo.

A apresentação conta a história de dois palhaços que enfrentam uma aventura cheia de adrenalina, palhaçada, confusão e magia. Juntos, vivem a história de uma borboletinha que descobre, por um descuido, que a vida das borboletas é muito curta e se desespera na tentativa de mudar os caminhos do futuro. Com a ajuda do Senhor Grilo, a pequena borboleta, vai ao encontro da Borboleta mais velha do mundo, e começa uma saga para descobrir a longevidade das borboletas. Um espetáculo de palhaçaria e contação de histórias.

Em seguida, às 9h30, é apresentado o “Cabarét de Varieté Circense”, pelo Colegiado de Circo de Campo Grande. A apresentação é um clássico do circo tradicional, com uma variedade de atrações circenses, esquetes de palhaçaria, trapézio, lira, pernas de pau, e outros.

Depois, às 10 horas, é a vez do espetáculo de circo tradicional com New York Cirkus. O espetáculo traz como tema principal as atrações do mundo do circo tradicional a céu aberto. Bolachinha e sua trupe animam o público, seja adulto ou criança, com muitas gargalhadas, além de números de contorcionismo, magia, robôs gigantes Transformers e o boneco do Incrível Hulk com mais de 2 metros de altura.

No período vespertino, ainda em Rochedinho, acontece das 13 às 16 horas a oficina de teatro de fantoches com Ramona Rodrigues. A ministrante da oficina é atriz e diretora do grupo Cia de Brincantes, onde desenvolve suas técnicas em arte-educação, por meio de projetos nas áreas da cultura da infância, artes cênicas, artesanato, literatura, cinema, e artes visuais. Ministra oficinas de teatro para crianças, oficinas de criação, confecção e manipulação de bonecos, brinquedos, formas animadas, figurinos e adereços a partir da reutilização de diversos materiais encontrados no cotidiano.

24 de março

No dia seguinte, a programação ocorre na Feira da Orla Morena, a partir das 17h30, com a segunda apresentação do “Cabarét de Varieté Circense”, seguido pelo grupo Fulano di Tal, que encena, às 18h30, “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, inspirado na obra de Manoel de Barros e uma celebração à infância e suas histórias. Pelo lúdico e por meio do teatro de objetos, são contadas histórias do nosso quintal. Em cena, dois atores dividem o palco dando vida as suas memórias de infância: os irmãos Palmiro (Edner Gustavo) e Abílio (Douglas Moreira) cada um do seu jeitinho, relembram suas histórias no quintal de casa.

Às 19h10, o Top Circo apresenta um espetáculo circense para toda a família, seguido pelo “Delírios de Nito e outros Devaneios”, às 20 horas, com o palhaço Nito e participação especial do palhaço Fefito.

25 de março

Já na sexta-feira, 25, a programação acontece no centro da cidade, na Plataforma Cultural, com atrações a partir das 17h30. A palestra “Evoé – Histórias do Teatro em Campo Grande – MS”, com Andreia Freire, dá o start, com o objetivo de difundir e compartilhar a memória da arte teatral na Capital, a partir da década de 1930 até os dias atuais.

Depois é a vez do Teatral Grupo de Risco inaugurar o palco, com a peça “Revolução”, um espetáculo de rua com adaptação do texto “A Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal.

26 de março

No fim de semana, dia 26, a programação segue com cortejo cênico às 18h30, na Feira Central, que desembarca no Armazém Cultural. O cortejo Chicomaria, comandado pelos Brincanteiros, mistura música, teatro, ludicidade e alegria. Brincadeiras cantadas, músicas, jogos musicais, contação de histórias e outras atividades para crianças resgatam a magia da infância.

A seguir, às 19h30, é a vez do espetáculo “Uma moça da cidade”. A peça conta a saga de Ambrosina, uma jovem do interior que se aventura na cidade grande em busca de liberdade, sonhos, loucuras e amores.

27 de março

No último dia da Semana do Teatro e Circo a programação começa cedo, às 9h30, lá nos altos da Avenida Afonso Pena, com a “Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha”, do Teatro Imaginário Maracangalha, uma adaptação do texto de Federico Garcia Lorca.

Às 18 horas, na Plataforma Cultural, acontece a cerimônia oficial do projeto, com apresentação do documentário “Evoé”. Em seguida, pela primeira vez na história dos eventos de teatro, o grupo Tereré com Comédia Stand-up, formado por Giovanna Zottino, Luciano Risalde,Thayla Ortega e Yuri Tavares se apresenta.

Assessoria de Imprensa do Vereador