ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro destaca dificuldade das pessoas que buscam o atendimento do INSS e pede apoio da Bancada Federal

09.12.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Ronilço Guerreiro destacou a morosidade do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Capital. De acordo com o vereador, a fila nacional é de mais de 1,8 milhões de pedidos de aposentadoria, mas o pior é a falta de atenção e informações para quem busca atendimento nas agências.

“Não são os atendentes, é o INSS que parou no tempo e mantém um ritmo muito lento de atendimento. Às pessoas que buscam aposentadoria ou que tiveram o benefício suspenso e tentam voltar a receber passam meses e até anos tentando o benefício, que é de direito, e ainda não tem certeza de quando vão receber ou se vão receber”, comentou o vereador.

De acordo com dados divulgados no fim de novembro pelo INSS, a fila de espera para a aposentadoria é de aproximadamente 1,8 milhão de solicitações. Sendo que cerca de 420 mil pedidos estão em caráter de urgência, esperando algum documento do contribuinte. O restante das solicitações ainda precisa passar por uma verificação do Instituto.

“Quero apoio da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul para agilizar o atendimento, pois quem tem fome, tem pressa. A grande maioria está aguardando na fila e passando necessidades e sem nenhuma previsão. O atendimento é precário, falta de informações claras e sempre jogando o problema para a Pandemia”, disse Guerreiro.

De acordo com informações da Rede Jornal Contábil, o INSS promete regularizar a fila de espera no início do próximo ano. Em 2021, os prazos de espera excederam 100 dias, podendo chegar até a 410 dias para a análise completa dos recursos. O tempo normal de espera para isso era entre 45 a 60 dias.

Com informações do Jornal Contábil.

 

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador