ícone whatsapp

Representantes da Funcraf falam sobre trabalhos desenvolvidos na instituição

28.09.2021 · 12:00 · Palavra Livre

Representantes da Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-faciais) utilizaram a Tribuna, na sessão desta terça-feira (28), para falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição, que atua há 21 anos e é referência no atendimento a pacientes com deficiência auditiva e fissuras labiopalatinas. O convite foi feito pelo vereador Dr. Sandro Benites.

“Hoje, possuímos 2.442 pacientes matriculados com fissuras labiopalatinas, e 23 mil com deficiência auditiva. Oferecemos atendimento nas áreas de fonoaudiologia, odontologia, enfermagem, prótese, neurologia, pediatria, otorrinolaringologia, psicologia e serviço social. A fissura labiopalatina afeta 1 em cada 650 nascidos. Já foi caracterizada pela OMS como um dos maiores problemas relacionados à saúde bucal”, disse Ana Claudia Jorge Amaral, odontóloga da instituição.

A Funcraf é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com atendimento ambulatorial e com equipe multidisciplinar, que atende exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Ela conta ainda com unidades em Bauru, São Bernardo do Campo e Itapetininga, no interior de São Paulo. 

Priorizando o atendimento humanizado e multidisciplinar, com vistas a reabilitação integral e sem custos ao paciente, a entidade se mantém unicamente com recursos do SUS. Daí, a necessidade de mais apoio do poder público.

“Convidamos a todos para irem conhecer. Precisamos muito do poder público. Somos uma entidade filantrópica que atende única e exclusivamente ao SUS. Muitos recursos dos vereadores que podem ser transferidos, por meio de emendas, conseguiremos transformar a vida dos pacientes”, disse Herbert Vieira, que também utilizou a Tribuna.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal