ícone whatsapp

Representante de instituição acredita que lei do vereador Clodoilson vai aumentar a proteção de crianças e adolescentes

26.07.2021 · 12:00 · Vereador Clodoilson Pires

Com a aprovação da lei que prevê o treinamento de agentes para identificação e combate do abuso sexual contra crianças e adolescentes, na última semana pela Câmara Municipal de Campo Grande, Zaira Brito, do Projeto Segunda Casa, pontuou que a ação vai aumentar a proteção das crianças e adolescentes.

“Não tenho dúvidas que isso vai aumentar a proteção das crianças e adolescentes da nossa cidade. A escola tem um papel tão fundamental nisso, em proteger, denunciar, em reconhecer, identificar casos de violências, especificamente abuso sexual. A maioria dos casos que nós atendemos na instituição, são crianças vítimas de violência sexual, e muitas dessas crianças estão aqui porque a escola denunciou, a escola observou sinais que a criança sofria com algum tipo de abuso”, disse Zaira.

Ela lembra ainda que nem todos os profissionais da educação também são qualificados e estão bem treinados para fazerem essa identificação. “Acredito que com essa lei nós vamos ter um fortalecimento na proteção da criança e do adolescente no sentido de que os profissionais estarão mais atentos e preparados para identificarem os casos de abuso sexual.  A criança, por si só, é muito difícil contar para alguém, mas ela manifesta muitos sinais, por isso é tão importante essa capacitação dos profissionais da educação e saúde”, pontuou.

Numa oportunidade recente o vereador Clodoilson Pires lembrou que dos 159 mil registros feitos no Disque Direitos Humanos, mais de 86 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, conforme dados Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em 2020, foram registradas 2.143 denúncias em MS, de acordo com a Delegacia de proteção à criança e ao adolescente.

“Eu quero agradecer ao vereador Clodoilson Pires e a Casa de Leis que aprovaram essa lei. Que ideia maravilhosa essa, muito relevante para nós. As crianças têm muito medo de contar, elas se sentem ameaçadas, são ameaçadas na verdade”, finalizou Zaira. O Projeto Segunda Casa, é uma instituição de acolhimento para crianças de adolescentes vítimas de violência sexual, dentre outras.

A lei elaborada pelo vereador Clodoilson Pires foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal da Capital e segue para a sanção do prefeito.

Gabinete aberto – O gabinete do vereador Clodoilson Pires quer receber suas solicitações e está disponível pelos meios a seguir: WhatsApp: 67 99339-4234; E-mail: [email protected]; Telefones Gabinete: 67 3316-1522 / 67 3316-1523 ou ainda pelo site www.clodoilsonpires.com.br.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador