ícone whatsapp

Representando MS, vereadora Enfermeira Cida Amaral participa do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

13.11.2019 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Convidada para falar sobre “Enfermagem na Política: Perspectivas para a Profissão no Cenário Brasileiro”, a vereadora Enfermeira Cida Amaral esteve em Foz do Iguaçu, Paraná para participar do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Considerado o maior  congresso da América Latina, na área da saúde, o objetivo do evento é discutir políticas de saúde e tecnológicas, seus reflexos para as diferentes realidades da enfermagem, no contexto nacional e internacional.

Apesar de ser a segunda maior categoria profissional do país, com pouco mais de um milhão e oitocentos mil profissionais, na política são poucos em número de mandatos. “No meu estado, por exemplo, temos apenas uma prefeita, de Corguinho e pouco mais de 10 vereadores no estado todo. Em Campo Grande, contamos com 29 vereadores, entre eles dois enfermeiros. E apesar das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, creio que consegui humildemente trazer o olhar, o cuidado e a sensibilidade da enfermagem para favorecer minha atuação na Câmara Municipal”, explicou a vereadora.

30 HORAS

Com o intuito de garantir melhores condições de trabalho e piso salarial digno para os profissionais da enfermagem de Campo Grande, a vereadora Enfermeira Cida Amaral promoveu esse ano, a Audiência Pública “30 Horas da Enfermagem – Efeitos e consequências”. Como resultado da reunião foi elaborado um documento solicitando ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia a inclusão na Ordem do dia, do projeto de Lei que “Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Projeto de Lei”.

A parlamentar esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, em agosto participando do Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas da Enfermagem e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem.

Elaine Rodrigues 
Assessoria de Imprensa da Vereadora