ícone whatsapp

Reivindicações importantes são colhidas em Sessão Comunitária no Tiradentes

03.07.2013 · 12:00 · Sessão Comunitária

A Igreja Batista “Sol da Justiça”, no Bairro Tiradentes, recebeu na manhã desta quarta-feira (3), a 7ª edição da Sessão Comunitária, promovida pela Câmara Municipal com o objetivo de estreitar as relações do Poder Legislativo com a população campo-grandense.

O anfitrião Pastor Juliano Quadros, presidente da Igreja Batista Sol da Justiça destacou o privilégio em receber a Câmara Municipal e aproveitou para reforçar a reivindicação para que “seja feito o calçamento da Avenida Oceania, no Bairro Estrela Park, para garantir a segurança dos estudantes que por ali trafegam antes que aconteça algo pior. Também não há iluminação pública no local, são 2 km no escuro. Peço a atenção de todos para que esse pedido possa ser atendido, pois muitas crianças são obrigadas a andar na escuridão na saída da escola”, afirmou o pastor.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo II, Sueli Gomes, pediu o apoio dos parlamentares para que sejam implantados os computadores na sede da Associação, para uso livre pela comunidade. “Já recebemos 3 computadores novos, mas a Prefeitura não autoriza a usar os computadores”, disse Sueli.

O morador Sebastião Alves Domingues destacou o mau cheiro provocada pelo acúmulo de água na Rua José Nogueira Vieira, com a Rua Getúlio Costa Lima. “A água fica servida na rua, em frente ao ponto de ônibus e uma sorveteria. Quero pedir que seja tomada uma providência, porque é uma questão de saúde pública. A rua principal do bairro está constantemente com um mau cheiro horrível. Quero pedir também que seja feita a sinalização na Rua Professor Xandinho, com Rua Marquês de Lavradio, pois às 8 horas e as 18h, o movimento no local é violento e não consegue passar nem pedestre”, afirmou.

O presidente dos Bairros Tiradentes II e III, Marcelo Mariano relatou que o maior anseio da região é a pavimentação e drenagem desses bairros. “Já protocolamos ofício entregue ao presidente da Câmara e na Prefeitura onde pedimos a pavimentação e a drenagem do local”. Mariano apresentou também uma denúncia de uma possível ligação clandestina de esgoto no Asilo São João Bosco. “Há relatos de que não se trata apenas de esgoto, possivelmente há uma ligação clandestina de uma fossa séptica com a rede pluvial. O Executivo tem que abrir aquilo para ver, pois isso é um crime ambiental, que prejudica os moradores e o comércio. Quero pedir também o asfaltamento da Rua Oceania completa, porque deixaram só 3 quadras sem asfalto”, revelou.

O pedido foi reforçado também pelo presidente do Bairro Estrela Park, Raimundo Teixeira de Matos, que declarou que a obra ficou incompleta. O asfaltamento foi bom, mas o Projeto era que houvesse também o calçamento da Rua Oceania, que liga o Bairro Tiradentes ao Estrela Park. O calçamento é necessário para que as crianças não precisem dividir a pista com os veículos, além de redutores de velocidade e o rebaixamento da rede elétrica, já que na saída da escola as crianças saem na escuridão”, avaliou.

Já o vice-presidente do Conselho Municipal do Bandeira, Grismarinho Pereira destacou sua insatisfação: “o prefeito foi entregar aos vereadores o Projeto para pedir empréstimo para mobilidade urbana, mas vimos que o nosso Tiradentes não foi contemplado com asfalto. Faz 8 anos que estamos aguardando o asfalto e a obra fica esquecida. Peço a ajuda dos vereadores para que seja feita uma emenda parlamentar para nos atender”, argumentou.

O empresário e morador do Bairro Tiradentes, Eduardo Shiguenori Yura ressaltou que “juntando as forças de todos os bairros e dos vereadores, poderemos solucionar os problemas de nossa cidade” e apresentou uma possível solução para o problema do mau cheiro provocado pela água acumulada na Rua José Nogueira Vieira. “A solução seria fazer a ampliação da rede de esgoto, porque a Rua José Nogueira Vieira é final de rede, já os demais bairros não tem rede de esgoto e a ampliação acabará com esse vazamento. Outro problema é o fluxo muito pesado de carretas nessa rua, devido ao acesso às saídas de Três Lagoas e São Paulo, necessitando do alargamento da rua desde o Posto de Saúde do Tiradentes até o Bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo. Tem 3 metros de calçada de um lado e 5 metros do outro, que podem ser reduzidos para alarga a rua. Peço também seja desapropriado um pedacinho do Asilo para melhorar o cruzamento da Rua San Martin com a Rua José Nogueira Vieira, porque é um cruzamento perigoso, com grande fluxo de carros”, alertou.

Para a moradora do Bairro Tiradentes e membro da Igreja Batista Sol da Justiça, Andréia Cardoso a principal reivindicação apresentada foi a construção de um Posto de Saúde no bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo, o qual já foi aprovado e já tem verba. “Isso possibilitará atender os bairros circunvizinhos. Temos muitos idosos, que tem que se deslocar a pé para serem atendidos aqui no Tiradentes, que já sofre com a sobrecarga de pessoas para serem atendidas no Tiradentes. O Arnaldo tem outras áreas públicas destinadas à construção do Posto de Saúde. E também existia uma escola pública no bairro e agora funciona a UEMS, que será transferida para a saída de Rochedo, por isso peço a implantação de uma escola novamente lá. As crianças são obrigadas a se deslocarem de ônibus aos bairros Flamboyant, Maria Aparecida Pedrossian e Tiradentes, que são locais longe”, pontuou.

O presidente do Bairro Novo Tiradentes, Jairo Cesar da Silva reivindicou a revitalização e ampliação da Praça de Esportes, onde são realizados trabalhos sociais com crianças.

O presidente do Conselho Regional do Bandeira, Humberto solicitou a colocação de uma faixa de pedestres na Rua Marquês de Lavradio, em frente ao Fort Atacadista, devido ao grande fluxo de veículos.

O morador do Bairro Tiradentes, Edson Lima, pai de um aluno de 12 anos que estuda na Escola Municipal “Arassuay Gomes de Castro” solicitou que seja refeita e coberta a quadra de esportes da escola. “Meu filho não quis ir à aula hoje, porque está machucado, porque a quadra não tem piso direito. Que isso seja colocado como prioridade, como questão de urgência. Há também o problema com os pombos, cujas fezes são um malefício para a saúde, ao serem respiradas pelas crianças e funcionários”, disse.

Em seu pronunciamento, o presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar revelou que “fico feliz em cada sessão comunitária, porque essa legislatura deu essa nova concepção. A sociedade exigiu uma mudança de postura, de comprometimento e essa Câmara tem feito isso. Tivemos muitas conquistas como congelar o IPTU pra este ano, aprovamos Projetos de Lei que foram de encontro ao interesse de Campo Grande, como o Projeto da Ficha Limpa e tantos outros projetos tratados com muita presteza por cada um dos vereadores”, afirmou Mario.

Todas as reivindicações apresentadas pelos moradores serão transformadas em indicações, ofícios, Projetos e emendas, conforme a necessidade regimental, de autoria da Casa de Leis, as quais serão encaminhadas ao Poder Executivo para que sejam tomadas as providências cabíveis.

A sessão contou com a presença dos vereadores Mario Cesar, Edil Albuquerque, Engenheiro Edson, Coringa, Ayrton de Araújo, Ai rton Saraiva, Carlão, Delei Pinheiro, Professora Rose, Juliana Zorzo, Paulo Siufi, Chiquinho Telles, Carla Stephanini, Vanderlei Cabeludo, Chocolate, Zeca do PT, Eduardo Romero, Cazuza, Luiza Ribeiro, Alex do PT, Gilmar da Cruz, Paulo Pedra, Elizeu Dionizio e Grazielle Machado.   

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal