logo
15.07.2019 · Palavra Livre
Reitor da UFMS fala na Câmara sobre evento científico que acontece em Campo Grande
img_0512

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine, falará na Tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande durante a sessão ordinária de terça-feira (16). A convite do vereador Betinho, ele vai tratar da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece do dia 22 a 27 de julho, na UFMS da Capital, e terá como tema Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento. 

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe o evento científico, considerado o maior da América Latina. Na programação constam conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias, com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil.

Estão previstas, por exemplo, as sessões “Biodiversidade e bioeconomia: riscos, oportunidades e o impasse brasileiro”, “Os impactos econômicos e sociais da ciência e tecnologia”, “Bioprospecção de produtos naturais”, “Biodiversidade e bioinformática”, entre outras, que debaterão biomas, a flora do Mato Grosso do Sul, as mudanças climáticas, a bioeconomia como projeto mobilizador nacional e a cooperação internacional em pesquisa. Também serão debatidos temas como “Práticas de lazer em culturas tradicionais: corpo, diversidade étnico-racial, construção identitária e desenvolvimento social”, “Violência e  desterritorialização: indígenas, quilombolas, agricultores familiares e o crescimento de tensões sociais no campo brasileiro”, a  “História do movimento negro em Mato Grosso do Sul”.

Ainda estão previstas sessões para discutir a situação política atual do País, como o “Balanço das ações em C&T do novo governo”, e “Os primeiros seis meses do novo governo: um balanço das ciências sociais”, “A crise da democracia no Brasil” e  “Como a ciência pode contribuir para as políticas públicas”. Estão previstos ainda debates sobre Educação, como discussões sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), políticas e expansão da educação superior, avanços e desafios da educação básica no País e os “desafios da educação matemática nas escolas multiculturais e inclusivas do Século XXI”.

Para as celebrações importantes da ciência em 2019, estão programadas sessões especiais, como uma  homenagem aos 20 anos da Plataforma Lattes, ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, 250 anos de Alexander von Humboldt, os 50 anos da Descoberta dos Quark e o Centenário do Eclipse de Sobral, que confirmou  a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. A edição deste ano da Reunião Anual terá também 44 minicursos.

As inscrições online para 71ª Reunião Anual da SBPC permanecem abertas até 19 de julho.  São gratuitas e dão direito apenas ao certificado online de participação.  Quem perder o prazo online, poderá ainda se inscrever presencialmente durante o evento, nos dias 21 a 26 de julho, na Secretaria de Credenciamento, na UFMS. Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/ (Com informações da assessoria de imprensa da UFMS). 

 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

 

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.