ícone whatsapp

Região das Moreninhas vai ser a primeira a receber programa da Fiocruz com a bactéria Wolbachia

19.07.2019 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

As Moreninhas vai ser a primeira região a receber o programa desenvolvido pela Fiocruz com a bactéria Wolbachia, que ao ser inserida em mosquitos Aedes aegypti inibe a transmissão da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

Em reunião realizada no Plenarinho Edroim Reverdito, na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (18/07), equipes técnicas da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais/CCEV pediram o auxílio do vereador Chiquinho Telles para mobilizar os moradores e entidades das Moreninhas, no sentido de contribuírem para com o sucesso da ação.

Segundo Lourival Pereira de Araújo, o motivo da escolha das Moreninhas para receber o programa é porque tem o porte de uma cidade. Ele informou que no próximo dia 22, equipe da Fiocruz vem a Campo Grande, quando vai dar orientação para realização do trabalho de dispersão dos ovos, previsto para iniciar no mês que vem. “Contamos mais uma vez com o apoio de Chiquinho Telles para mobilizar principalmente a comunidade, pois ela vai ser nossa parceira para desenvolvermos esse trabalho”, disse.  

Gratidão

O encontro, ressaltou o chefe de serviço do Programa Nacional de Controle à Dengue, Vanderlei Roberto Souza Rossati, teve também como objetivo fortalecer os laços de amizade da categoria com Chiquinho Telles. “O Vereador sempre foi um grande amigo, inclusive passamos por uma epidemia de dengue, e ele nos ajudou muito ao fazer intermediação com outras secretarias municipais, possibilitando-nos mais estrutura para o bom desempenho de nossas funções”.

Ao manifestar seu agradecimento, Vanderlei Roberto Rossati lembrou que a atuação do Parlamentar foi fundamental para a nomeação de candidatos classificados em concursos públicos de provas e títulos no ano de 2016, sendo 180 agentes de combate a endemias e em média 300 agentes comunitários de Saúde. “Chiquinho Telles também ajudou na abertura de 24 vagas de supervisor de área, fortalecendo nossas atividades”.

Conforme Rossati, o Vereador sempre atende de pronto as reivindicações, “e participa ativamente de nossas ações sociais e de combate ao Aedes aegypti, colocando como prioridade a valorização da categoria”.

Convite especial

Aproveitando a oportunidade, a chefe de serviço do Setor de Educação e Saúde, Silvia Cristina de Souza, convidou o Parlamentar para o Dia D Municipal de Combate ao Aedes aegypti, que ocorrerá no próximo dia 5 de agosto, das 8h às 10h, na Praça do Rádio Clube.

A ação terá em sua programação atividades lúdicas, distribuição de folders, mobilização das escolas, e apresentação da Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana, visando promover a conscientização por parte da população com relação ao combate do mosquito transmissor da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

O Vereador agradeceu às manifestações de gratidão, e salientou que “é uma satisfação defender uma categoria tão valorosa, que zela pela saúde de nossa população”. 

Assessoria de Imprensa do Vereador