ícone whatsapp

Psicóloga da UCDB divulga I Simpósio Cães de Trabalho e Relações Interespécies realizado pela universidade

19.09.2019 · 12:00 · Palavra Livre

Na sessão desta quinta-feira, a psicóloga da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Heloisa Bruna Grubits usou a Tribuna para falar sobre o I Simpósio Cães de Trabalho e Relações Interespécies, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro. O convite para falar do assunto foi feito pelo vereador Dr. Livio.  

A psicóloga da UCDB, Heloisa Bruna Grubits explicou a intenção da universidade em promover o simpósio em Campo Grande. “Estamos elaborando um evento na universidade sobre cães de trabalho e relações interespécies, a intenção é mostrar para a sociedade qual é o trabalho que hoje desenvolvemos com os cães e como é essa convivência desses animais na nossa sociedade”, disse.

“Segundo dados do IBGE, são dados antigos, que mostram que dentro do Brasil nós temos para cada 4 habitantes um animal de estimação e somos o segundo país em número de cães e gatos. Nossa intenção é mostrar o que acontece com essa realidade, não só dentro da área de trabalho, que hoje é muito conhecida como a terapia mediada por animais, mediada por cães e mediada por cavalos, eu trabalho e pesquiso essa área há mais de 20 anos”, complementou.

Para a psicóloga, a grande preocupação é manter essa relação saudável com os animais. “Nossa grande preocupação hoje é essa convivência que tem sido mostrada como tão saudável, não se torne mais um problema na nossa sociedade. Hoje nós temos problemas relacionados à saúde pública, à humanização dos animais, saúde física, saúde mental, questões relacionadas à zoonose e muito pouco sobre o conhecimento do comportamento do animal e como essa convivência deve ser saudável”, explicou.

Heloisa destacou em seu discurso a participação de alguns profissionais no evento. “O evento contará com a participação do Tenente Coronel Walter Parizotto do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, também irá contribuir com o evento o Capitão Fabio Pereira de Lima do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Além disso, o Bope irá falar sobre os cães que atuam na área de policiamento”, detalhou.

“A nossa equipe quer mostrar como conviver de forma saudável com esses animais, o que realmente deve ser  feito respeitando a espécie, hoje nós temos  uma pseudo percepção de que se eu tratar um cachorro igual eu trato um ser humano ele vai ser feliz e, ele não vai ser,  ele é uma outra espécie com outras necessidades”, exemplificou.

Para finalizar, a psicóloga informou que o evento é aberto à comunidade. “O nosso evento é aberto não só para população acadêmica e para os profissionais, mas para população em geral, para ensinar de como devemos proceder com os animais, ensinar um pouco de tudo que temos pesquisados na universidade. Trabalho 20 anos nessa área, então eu quero contribuir e a universidade também para que seja saudável essa convivência com os animais”, finalizou.

Serviço – Para saber mais sobre o Simpósio Cães de Trabalho e Relações Interespécies realizado pela Universidade Católica Dom Bosco acesse:  http://bit.do/e864H

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal