25.06.2020 · Vereador João César Mattogrosso
Proposta do vereador João César Mattogrosso, “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz” segue para sanção do Executivo
25_06_2020

Nesta quinta-feira (25) os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram o Projeto de Lei n. 9.677/20, que institui o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz. A matéria foi apresentada no legislativo pelo vereador João César Mattogrosso (PSDB) e assinada em coautoria pelo vereador Pastor Jeremias Flores (Avante).

Conforme a redação, a data será celebrada anualmente no dia 16 de abril, com o objetivo de conscientizar a população campo-grandense sobre a importância dos cuidados com a voz. O Poder Executivo Municipal será responsável por organizar a programação pertinente ao evento em questão, sendo possível efetuar parcerias com entidades educacionais que possuam em sua grade cursos relativos ao tema.

Para João César Mattogrosso, autor do projeto, alertar a população sobre esses cuidados é essencial. “É de suma importância promover e conscientizar a população campo-grandense sobre a precaução com a voz humana de forma contínua e itinerante, sensibilizando sobre a necessidade de realização de exames para detecção de diagnósticos precoces de doenças que comprometem a qualidade de vida dos indivíduos”, destaca.

A justificativa da proposta aponta que desde 1999 comemora-se no Brasil, na semana que compreende o dia 16 de abril, a importância da voz, com intuito de levar ao público maiores esclarecimentos a respeito da correta utilização da função vocal, estimulando hábitos saudáveis e de prevenção de distúrbios vocais.

Após aprovação na Casa de Leis, a matéria segue agora para sanção do Executivo.

Jean Ocampos