ícone whatsapp

Projeto que prevê distribuição gratuita de absorventes será votado nesta quinta-feira

14.07.2021 · 12:00 · Vereadora Camila Jara

Será votado na Sessão Ordinária desta quinta-feira (15) o Projeto de Lei nº 10.072/2021, que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos na rede SUS (Sistema Único de Saúde) e nas escolas municipais.

De autoria da vereadora Camila Jara (PT) e coautoria do vereador William Maksoud (PTB), o projeto será colocado em votação em regime de urgência na última sessão do semestre antes do recesso parlamentar. 

O objetivo do projeto é combater a pobreza menstrual, promovendo dignidade íntima para mais de 70 mil campo-grandenses que vivem em situação de vulnerabilidade e sofrem com a dificuldade de acesso aos itens básicos de higiene durante o período menstrual.

O texto prevê, ainda, a realização de ações de educação e conscientização sobre o tema com o objetivo de desfazer o tabu em torno da menstruação, para que seja encarada como de fato é: um acontecimento natural e normal de corpos que possuem útero. 

Desigualdade e violência

Na falta de absorventes, pessoas que menstruam utilizam jornal, papel higiênico, pedaços de pano e até mesmo miolo de pão, materiais inadequados e inseguros que podem causar infecções e graves problemas à saúde. 

Mas os problemas vão além.“Muitas não têm bom rendimento escolar por conta das faltas mensais e até abandonam os estudos, o que, por sua vez, impacta também as oportunidades no mercado de trabalho. A pobreza menstrual nada mais é que uma outra forma de violência de gênero, além de uma violação de direitos”, explica.

Eventos

Desde que protocolou o projeto na Câmara Municipal, no dia 28 de maio, a vereadora Camila Jara tem realizado uma série de eventos para levar o tema até a população: realizou palestras junto à Comunidade do Mandela, na periferia da Capital, montou um estande na Praça do Rádio, bem no centro da cidade, para explicar melhor o projeto para quem tivesse interesse, promoveu Roda de Conversa na Câmara Municipal com a participação de profissionais que vivenciam a realidade a realidade difícil de atender o público na rua, nos presídios, nas escolas, nas unidade saúde, e, por último, realizou uma live em seu Instagram com a participação do Deputado Estadual Pedro Kemp e a Deputada Federal Tabata Amaral.

Pedro Kemp apresentou na Assembleia Legislativa uma proposta de alteração da Lei Estadual 2.418, de 30 de janeiro de 2002, e a deputada federal Tabata Amaral é autora do PL 428/2020, ambos preveem a distribuição de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda para combater a pobreza menstrual.

A equipe da vereadora preparou também um documentário que retrata um pouco da realidade das mulheres em situação de vulnerabilidade de Campo Grande. 

Assista: https://youtu.be/gsCyBwm8PBk

Bianca Bianchi 

Assessoria de Imprensa da Vereadora