ícone whatsapp

Projeto que prevê cinema adaptado para autistas é sancionado pelo executivo

18.11.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, sancionou nesta quinta-feira (14) o projeto de lei de autoria do Vereador Delegado Wellington (PSDB), que prevê sessões de cinema adaptadas para autistas, intituladas de “Sessão Azul”.

De acordo com a Lei Complementar nº 366, os cinemas de Campo Grande poderão reservar pelo menos uma sessão mensal chamada ‘Sessão Azul’, para apresentação de filmes para crianças autistas. As sessões contarão com iluminação reduzida, som mais baixo e não devem exibir o trailer no início do filme. As crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema, podendo entrar e sair ao longo da exibição.

“Este projeto contou com a sensibilidade dos vereadores para a aprovação e do prefeito que sancionou a proposta. Pequenas atitudes como esta são tão importantes para que autistas evoluam e encontrem seu espaço na sociedade”, enalteceu Delegado Wellington.

O projeto sancionado, foi assinado em conjunto com os Vereadores Papy, William Maksoud, Cazuza, Ademir Santana, Eduardo Romero, Betinho, Dr. Wilson Sami, Enfermeiro Fritz, Odilon de Oliveira e Enfermeira Cida Amaral.

Livro de poesia sobre autismo escrito por crianças da Capital

Em setembro deste ano, foi lançado o livro “Autismo: mentes abstratas, sentimentos concretos”. A obra apoiada pelo vereador Delegado Wellington e produzido pelos professores Ádemir Barbosa dos Santos e Jucimara Inácio, contou ainda com a participação do aluno autista Ruan Carlos da escola municipal Irene Szukala, no Jardim Hortências.

A obra teve como proposta, colocar alunos no lugar de uma pessoa autista e imaginar o preconceito e as dificuldades que ela enfrenta no dia a dia. 

Assessoria de Imprensa do Vereador