ícone whatsapp

Projeto que garante merenda vegetariana opcional em escolas municipais é aprovado na Câmara

01.12.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Os vereadores de Campo Grande, aprovaram em primeira discussão nesta terça-feira (01), o projeto de lei 9.527/19 de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB), institui o Programa Municipal de Merenda Escolar Vegetariana em escolas municipais de Campo Grande.

A proposta aprovada prevê em toda a rede municipal de ensino o “Programa Municipal de Merenda Escolar Vegetariana”, com objetivo de oferecer opções vegetarianas aos estudantes que não consomem carne. Ainda segundo o texto da medida, pais ou responsáveis poderão solicitar o cardápio alternativo às escolas e deverão ser prontamente atendidos.

“Se a escola é a continuidade da educação de casa, não podemos impor uma dieta com carne para crianças e adolescentes de famílias que não fizeram essa escolha. Portanto se há a decisão familiar por esse tipo de orientação alimentar, a criança deve ter o suporte na escola para dar continuidade a isso. Não se pode desfazer o que acredita a família”, justificou Delegado Wellington.

De maneira informal, existem pais que já solicitaram essa alimentação sem carne para seus filhos em escolas municipais, e na medida do possível as escolas tentam se adequar. A proposta contribui para a continuidade do estilo de vida saudável da criança, que passa a ter uma alimentação mais variada com opções frutas, legumes e cereais. Com o projeto, alunos da rede municipal de ensino tendem a levar esse gosto por novos sabores para o resto da vida e, consequentemente, previnem doenças ligadas à diabetes e a obesidade.

Além disso o Vereador Delegado Wellington aponta aspectos econômicos que viabilizam a implantação do projeto. “Por ser dirigida a um grupo restrito de alunos, a lei não traria custos adicionais aos cofres municipais, que já utilizam recursos para a compra de insumos para as merendas. A proteína vegetal tem preço competitivo, não é perecível e é de fácil manuseio, além disso, todos sabem que a carne é o produto mais caro na alimentação”, pontua Delegado Wellington.

Assessoria de Imprensa do Vereador