ícone whatsapp

Projeto incentiva divulgação e apoio a Festival do Doce e da Pimenta de Anhanduí

31.10.2019 · 12:00 · Palavra Livre

Como forma de incentivar a cultura e a economia no Distrito de Anhanduí, o empresário e professor Wagner Carvalho Soares ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31), para divulgar o Festival do Doce e da Pimenta. A festa ocorre nos dias 7 e 8 de dezembro. O Projeto de Lei 9540/19, dos vereadores Ayrton Araújo do PT e William Maksoud, inclui o festival no calendário cívico e cultural da cidade. 

“Como munícipe do Distrito de Anhanduí, temos necessidade de sermos ouvidos em nossas necessidades”, afirmou. Ele relatou a ausência de lazer e dificuldade para geração de renda. Por isso, elaborou estudou ainda em 2015 pesquisando com comerciantes, fabricantes e moradores para avaliar as potencialidades do Município.  “Entre os setores produtivos, a pimenta é uma alternativa prática, desenvolvida em pequenas áreas. Pela produção da pimenta seria possível gerar renda para pessoas passando necessidade e desenvolvimento local”, disse Wagner Soares. 

Ele relata sua própria experiência ao começar a produção dentro de casa e, atualmente, ter aberto sua microempresa. “A ideia da festa é promover a integração entre produtores e fabricantes, incentivar todos os moradores de Campo Grande e também de municípios vizinhos a participar a divulgar o potencial do nosso distrito, além de fortalecer economia local”, ressaltou. Ele agradeceu o apoio da prefeitura na organização do festival. “O Projeto representa uma abertura no interesse da transformação social em busca de vida melhor”, disse. 

O vereador Ayrton Araújo do PT, autor do convite para Wagner Soares falar na Tribuna da Casa de Leis, ressaltou que ele e o vereador William Maksoud apresentaram a proposta para ajudar o Distrito. ”O Distrito de Anhanduí é tão perto e tão longe dos governantes dessa cidade. Hoje vejo o prefeito investindo naquele distrito, dando outra estrutura para a população. Apresentamos o projeto para ajudar na cultura do distrito, tendo empresários produzindo pimenta num terreno, no outro alguns produzindo leite, e queremos ajudar a melhorar a qualidade de vida”, ressaltou. 

A proposta foi aprovada em única discussão e votação na sessão desta quinta-feira e tem intuito de “regulamentação da festa, o que irá proporcionar maior movimento de pessoas para o Distrito e, por conseguinte movimentação da economia do Distrito”, conforme consta na justificativa. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal