ícone whatsapp

Projeto do Vereador Gilmar da Cruz institui no município de Campo Grande o “Programa Azul”

24.05.2021 · 12:00 · Vereador Gilmar da Cruz

Quando se fala do TEA – transtorno do espectro autista, logo são levados em questão os atendimentos aos quais os portadores podem se submeter. É sabido que o quanto antes forem diagnosticados e acompanhados, a evolução é certa.

Porém, o que não é proporcionado, diz respeito ao amparo que as famílias dos mesmos precisam receber. Pois são eles – pai, mãe, avós e outros cuidadores diários que lidam com as angústias, dúvidas e despreparo que o TEA traz a toda a família do portador.

Tendo em vista esse contexto e após conhecer as dificuldades enfrentadas por uma mãe, o vereador Gilmar da Cruz viu as necessidades dessas famílias e criou o Projeto de Lei “Programa Azul”, o qual está em trâmite na Câmara Municipal de Campo Grande. Trata-se de proporcionar atendimento e apoio à rede familiar dos portadores do TEA, por meio de assistência psicológica e psicopedagógica, formação e cursos sobre o assunto, além do acompanhamento via serviço social, podendo, além de integrar as redes municipais de saúde, educação e assistência social, receber parcerias com Universidades e a sociedade civil.

“É preciso trabalhar para que as famílias sejam cada vez mais fortalecidas, recebendo o amparo possível e necessário, principalmente nesses casos onde um diagnóstico muda todo o curso de um lar”, afirma o parlamentar.

Assessoria de Imprensa do Vereador