ícone whatsapp

Projeto do vereador Enfermeiro Fritz que destaca a notificação compulsória de Covid-19 é aprovado na Câmara

08.07.2020 · 12:00 · Vereador Fritz

Todas as empresas, estabelecimentos, unidades e órgãos públicos que prestam atendimento ou assistência ao munícipe campo-grandense devem notificar a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) sobre os casos de suspeita ou contaminação por COVID-19 dos funcionários, empregados e/ou colaboradores, em até 24 horas após a confirmação da suspeita de contaminação ou em caso positivo de coronavírus. O projeto de lei foi apresentado na Câmara de Vereadores na semana retrasada e votado, por unanimidade, pelos parlamentares na manhã desta terça-feira (7), durante Sessão Ordinária realizada na Casa de Leis. 

O objetivo é ampliar a divulgação de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus promovendo a diminuição da subnotificação e proporcionando ao poder público posicionar melhores estratégias para evitar a disseminação do vírus no município, preservando a vida dos moradores de Campo Grande. Segundo a justificativa do projeto, a ação está em acordo com as práticas recomendadas pelas autoridades competentes. Além disso, a informação adequadamente prestada ao público tem sido uma das principais ferramentas para evitar o avanço da doença. 

Ao receber a notificação dos casos suspeitos ou de confirmação da contaminação por COVID-19, a Sesau deverá disponibilizar a informação no site oficial em até seis horas. Desta forma, a sociedade campo-grandense poderá acompanhar com maior exatidão a evolução e a diminuição dos casos de coronavírus existentes. 

“Esse projeto visa garantir uma maior precisão dos dados, evitando a subnotificação dos casos, garantindo também o direito do trabalhador e promovendo a segurança dos estabelecimentos comerciais e dos órgãos públicos da nossa capital. Esse é mais um sistema de monitoramento que podemos e devemos utilizar para melhorar a captação das informações, possibilitando ações mais eficientes e assertivas no combate ao coronavírus”, disse o vereador Enfermeiro Fritz (PSD), autor do projeto. 

Aprovado em todas as comissões pertinentes, o projeto segue para sanção do prefeito municipal, Marcos Marcello Trad (PSD). 

 

Assessoria de Imprensa do Vereador