ícone whatsapp

Projeto do Dr. Sami ganha apoio de representante da causa animal

08.04.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Na última sexta-feira (5) o vereador Dr. Wilson Sami (MDB) recebeu em seu gabinete a representante da causa animal em Campo Grande, Ligida dos Santos. Ao conhecer o PL (Projeto de Lei) do Dr. Sami, que concede desconto de 5% na taxa de lixo ao cidadão que adotar um pet (cão ou gato) do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Ligida decidiu apoiar a iniciativa.

“Como representante da causa animal, ela trouxe importantes considerações para melhorarmos a proposta. Vamos estudar e inserir essas ideias para assim, tornar o projeto mais completo. Agradecemos essa interação da população, dessa forma conseguimos trabalhar cada vez melhor pela nossa cidade”, apontou o vereador.

O PL que prevê o desconto na taxa do lixo a quem realizar adoção de cães e gatos, visa reduzir o número de animais abandonados e maltratados. Além da crueldade, o abandono resulta na procriação desenfreada de mais animais abandonados, além de risco de doenças, já que ao viverem nas ruas, não contam com qualquer cuidado. 

Segundo o vereador, visto problemas de saúde pública e estatística apresentada de que a cada dez pets nascidos, nove são descartados nas ruas, ficando vulneráveis a doenças e sem condições de sobrevivência, o projeto é viável e importante. “Esse abandono tem como consequência, muitas vezes a proliferação de doenças entre os animais e algumas, podem ser transmitidas ao ser humano.Dessa forma, o estímulo à adoção é perfeitamente cabível, já que diminuirá o caso de animais abandonados”, avalia.

Abandono e adoção – De acordo com informações da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde), a quantidade de animais recolhidos pelo CCZ é variável e aumenta consideravelmente em datas festivas, como Natal e Ano Novo, por exemplo, onde há uma quantidade de maior de animais “perdidos” e ou abandonados. Em 2018, o órgão conseguiu adotantes para 1.642 cães e 752 gatos.

O Centro de Controle de Zoonoses orienta que interessados em adotar um pet devem ir até o local munidos dos documentos pessoais e comprovante de residência. O órgão oferece orientações sobre a posse responsável e o adotante preencher um termo onde declara ciência dos cuidados básicos que deverá tomar com o seu novo animal. Além disso o adotante recebe um comprovante de que este animal foi adotado no CCZ, o que dá o direito ao procedimento de castração que será feito no próprio órgão.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador