ícone whatsapp

Projeto do Dr. Lívio, Marcha Prevenção ao suicídio é Aprovado em Regime de urgência

03.09.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Até o próximo ano, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade aponta que 300 milhões de pessoas sofrem da enfermidade que é causa de cerca de 800 mil suicídios por ano. É a segunda causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no mundo e aumentou em 24% o óbito desta faixa-etária em conseqüência da depressão no Brasil. No país, acontece um suicídio a cada 45 minutos.

Só em Campo Grande até março foram registradas 254 tentativas de suicídio de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que aponta casos envolvendo 91 adolescentes em 2018.  Até 2017, a Capital tinha uma média de 65 tentativas de suicídio por mês. Estes dados são do Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes e Promoção à Saúde (NPV). Por isso, foi aprovado em regime de urgência, em única discussão e votação, o Projeto de Lei 9.323/19, do vereador Dr. Livio, que institui, no âmbito do Município de Campo Grande, a “Marcha Prevenção ao Suicídio”, prevista para o último sábado de setembro, mês dedicado a ações de prevenção ao suicídio na cidade.

Para o dr. Lívio é preciso agir depressa. “A tentativa de suicídio é a expressão de um processo de crise, que se desenvolve de forma gradual, portanto, intervir precoce e adequadamente na situação, envolvendo a pessoa e seu conjunto de revelações, é uma estratégia de prevenção ao suicídio. Nossa resposta não pode ser o silêncio”, pontuou.

O projeto prevê para este mês de prevenção, Setembro Amarelo, atividades de mobilização com objetivo de sensibilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil para a causa. A idéia é envolver Executivo, Legislativo e Judiciário em caráter educativo de conscientização sem gerar despesas para o município.

Rafael Belo

Assessoria de imprensa  do Vereador