ícone whatsapp

Projeto de Siufi prevê redução de jornada para profissionais de enfermagem e assistentes sociais

13.09.2012 · 12:00 · Projeto

 

Uma conquista importante para os profissionais de enfermagem e de assistência social. Assim pode ser considerado o Projeto de Lei Complementar nº 331/12, de autoria do vereador Paulo Siufi, que reduz para 30 horas semanais a carga horária de trabalho para os cargos de enfermagem e de assistente social.

 

O Projeto de Lei está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande e tem como objetivo reduzir a jornada de trabalho das categorias funcionais dos cargos de enfermagem e de assistente social, que no dia a dia da profissão, lidam com situações de extrema dor e sofrimento, o que por si só acarreta para estes funcionários, excessivo desgaste emocional. 


Para Paulo Siufi, tal condição peculiar impõe a adoção de um tratamento diferenciado de forma a evitar, inclusive, prejuízo ao desempenho de suas tarefas. A iniciativa de Siufi de apresentar esta redução da jornada de trabalho visa primordialmente preservar a saúde e a segurança desses trabalhadores. 

 

“Os assistentes sociais e os cargos de enfermagem constituem, sem dúvida, uma categoria cujo trabalho leva rapidamente à fadiga física, mental e emocional. São profissionais que atuam junto a pessoas que passam pelos mais diversos problemas, seja em hospitais, presídios, clínicas, centros de reabilitação ou em outras entidades destinadas ao acolhimento e a reinserção da pessoa na sociedade. ”, afirma Siufi. 


Busca-se com o Projeto redefinir as atribuições dessas categorias funcionais, com base nas recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT e na Legislação Federal, regendo essas categorias em consonância com o quadro normativo municipal, de forma a melhor adequá-las à sua regulamentação. 

 

Para a presidente do Coren/MS – Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Dra. Amarílis Pereira Amaral Scudellari, a apresentação deste Projeto representa uma grande vitória para a categoria, que luta há muitos anos pela redução da jornada de trabalho. “Lutamos muito para conquistar esse direito e graças ao trabalho do vereador Paulo Siufi vamos conseguir melhores condições de trabalho na rede municipal de saúde”, afirmou Amarílis.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal