ícone whatsapp

Projeto de mestrado quer dar visibilidade e reconhecimento à comunidade Tia Eva

13.09.2021 · 12:00 · Outras Notícias

Encabeçado pelo professor de história Jorge Ribeiro Diacópulos, projeto de mestrado profissional busca dar visibilidade à história da Comunidade Quilombola Tia Eva. Nesta segunda-feira (13), o historiador se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, em busca de apoio para dar continuidade à proposta, que visa dar o devido reconhecimento a Eva Maria de Jesus.

“Ela é cofundadora da nossa cidade, mas tem sua história muito restrita à comunidade. Temos que dar visibilidade e reconhecimento à história”, resumiu o professor. Diacópulos quer apoio do poder público para viabilizar e manter um website sobre a Comunidade, com tour virtual, fontes, entrevistas, reportagens e outras pesquisas desenvolvidas sobre o local. O instrumento será disponibilizado gratuitamente na rede, sem fins lucrativos.

“O ensino de história sobre essa temática esbarra na falta de materiais didáticos. Nossa ideia é também usar o projeto como um instrumento para combater preconceitos e estereótipos ligados à comunidade”, continuou.

Ele esteve na Câmara após convite da vereadora Camila Jara, que também participou da reunião. Estiveram presentes ainda os vereadores Ronilço Guerreiro, Dr. Victor Rocha, Prof. Juari, e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero.

“Fico muito feliz em conhecer o projeto e ver que está disponibilizando a pesquisa para todos os campo-grandenses. Especialmente por se tratar da história regional da Comunidade Quilombola Tia Eva. A Câmara está a disposição, através da Escola do Legislativo, para encontrarmos mecanismos para democratizar essa pesquisa e ajudar a fazer toda essa história a chegar aos nossos munícipes”, disse Carlão.

“Conheci a Comunidade Tia Eva na década de 1980, quando morei na Avenida Leste e vi de perto muitas lideranças que lutavam pela comunidade, como o finado Tuti. São pessoas que marcaram a história da cidade com seu legado. Essa história precisa e merece ser mais difundida”, concluiu.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal