ícone whatsapp

Projeto de lei do vereador William Maksoud propõe homenagem à professora em Campo Grande

17.02.2022 · 12:00 · Vereador William Maksoud

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, ocorrida nesta quinta-feira (17), foi dado conhecimento em plenário sobre o projeto de lei número 10.492/22, de autoria do vereador William Maksoud, que denomina de “Escola Municipal de Educação Infantil/EMEI Professora Neyde Therezinha Louzinha Razuck” a unidade de ensino localizada na Rua da Ilha, 826 – Bairro Coophavila II. 

“O projeto presta uma justa homenagem à família da saudosa Neyde Therezinha Louzinha Razuck, atribuindo seu nome à Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI, localizada no bairro Coophavila II de nossa cidade, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade Campo-Grandense”, justificou Maksoud.

O projeto ainda passará pelas comissões pertinentes para análise. 

Histórico da Homenageada 

Conforme o texto apresentado no projeto de lei, a homenageada é natural de Bela Vista/MS, e mudou-se para Campo Grande/MS ainda criança, trazida pelo seu pai, Luiz Louzinha. Formou-se em Letras pela Universidade de Santa Úrsula no Rio de Janeiro e dedicou a vida à educação infantil, sendo proprietária da Escola Louzinha a partir de 1969, na nossa Capital, a qual funcionou na Rua Dom Aquino, esquina com a Avenida Calógeras.

A escola atendia do Jardim à 4ª série do Ensino Fundamental, e apesar de ser particular, oferecia muitas bolsas de estudos para crianças que não possuíam condições financeiras de arcar com as mensalidades, contribuindo com a comunidade campo-grandense.

Sra. Neyde se dedicava integralmente à escola e oferecia uma educação infantil de qualidade, tendo como grande diferencial o material didático trazido do Rio de Janeiro/RJ.

As atividades da Escola Luiz Louzinha foram encerradas em 1977, no entanto, a Professora Neyde Therezinha jamais parou de lecionar, sendo que a partir deste período, começou a dar aulas de reforço escolar nos fundos de sua casa, na Rua Quinze de Novembro.

Ficou conhecida pelos alunos de Campo Grande como Professora Therezinha e buscavam junto a ela apoio pedagógico para complementar seus ensinos. A homenageada faleceu em agosto de 2018, deixando duas filhas e três netos.

Assessoria de Imprensa do Vereador