ícone whatsapp

Projeto de Lei do vereador Ronilço Guerreiro propõe mês de conscientização sobre a Doença de Parkinson

15.09.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro protocolou, na Câmara Municipal de Campo Grande, um Projeto de Lei que institui no calendário de comemorações oficiais da Capital, o Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson, também denominado “Tulipa Vermelha” ou “Abril da Tulipa Vermelha”. A escolha do mês segue o calendário mundial, já que no dia 11 de abril é comemorado o Dia Mundial do Parkinson.

Recentemente o vereador perdeu seu pai, José Roberto de Oliveira, em decorrência de complicações do Parkinson, por isso propõe que anualmente o mês de abril seja voltado para divulgação de informações e conscientização sobre a Doença de Parkinson, seus sintomas, tratamento e ações que visem à promoção do bem-estar e da qualidade de vida de seus portadores.

“Uma das consequências que pode levar a morte é a questão da broncoaspiração, ou seja, como quem tem Parkinson fica com a deglutição comprometida, alimentos e saliva podem ser ingeridos por via respiratória e consequentemente levar a morte, como foi o caso do meu pai. Assim como minha família, muitas outras sofrem com essa doença e não contam com acesso fácil às informações e conscientização. Muitas vezes, sabendo como agir, podemos até melhorar o atendimento e qualidade de vida de quem está sofrendo”, comentou Guerreiro.

Entre os objetivos apresentados na proposta do projeto de lei estão: inserir na comunidade a temática da conscientização sobre a Doença de Parkinson; despertar os diversos profissionais para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para retardar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes; promover a divulgação de informações e o amplo debate sobre a Doença de Parkinson e seus sintomas, como meio de levar as pessoas ao conhecimento do acometimento precoce e de evitar situações constrangedoras e discriminatórias vivenciadas por portadores da patologia; entre outros.

Guerreiro propõe também que o Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson tenha como símbolo da campanha a “Tulipa Vermelha”, que em 2005 é utilizada como símbolo oficial do mês de sensibilização da doença de Parkinson. Segundo o site Supera, a escolha deste símbolo originou-se, em decorrência da criação de uma tulipa vermelha com detalhes em branco pelo floricultor holandês diagnosticado com Parkinson, J.W.S Van der Wereld. Ele nomeou sua criação como Tulipa Dr. James Parkinson, em homenagem às contribuições feitas pelo médico.

Assessoria de Imprensa do Vereador