ícone whatsapp

Projeto de inclusão social apoiado por Chiquinho Telles realiza Festival de Slackline adaptado

19.03.2019 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Desde o primeiro momento que o líder do prefeito na Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Chiquinho Telles (PSD), conheceu o “Projeto Inclusão Radical”, idealizado pelo professor de Educação Física Washington Alves Pagane, com a participação do professor Gilberto Gomes, o sentimento foi de encantamento.

De pronto, o Parlamentar manifestou seu apoio ao sonho dos professores de Educação Física, que é implantar o Projeto Inclusão Radical na Rede Municipal de Ensino (REME) da Capital, este que abrange em suas ações a prática dos esportes slackline, corrida de aventura, tirolesa e rapel.

Pagane é pós-graduado em Educação Inclusiva, e em Transtorno do Espectro do Autista e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Já Gilberto Gomes é instrutor certificado de técnicas verticais, trilha e rapel.  Os dois profissionais trabalham na escola municipal Fauzze Scaf Gattass Filho, onde, no último sábado (16/3), promoveram o Festival de Slackline adaptado para alunos com deficiência, desenvolvendo as atividades: Pista Sensorial, Educativos do Slackline e  vivência no Slackline com adaptação.

Além da participação de cerca de 30 alunos da escola, que em sua maioria tem autismo ou algum tipo de deficiência física, as atividades atraíram familiares e os moradores que residem nas proximidades.

Tanto Pagane quanto Gomes acreditam na capacidade dos alunos com deficiência de superar limites por intermédio do esporte de aventura, com práticas de trilha em morros, escaladas e rapel. “Queremos ressignificar o espaço escolar, com as adequações necessárias para que o aluno com deficiência possa vivenciar experiências diversas nos esportes de aventura e esportes radicais, favorecendo a aprendizagem”, ressaltou.

No decorrer deste ano, informou Pagane, o Projeto Inclusão Radical vai realizar outras ações, com a programação de trilhas de aventura e o rapel, atividades que já foram promovidas com grande sucesso, no ano passado, no Morro do Ernesto.

A intensão de Pagane é criar um polo, onde semanalmente vão ocorrer as práticas inclusivas não só com alunos participantes do projeto, mas também com visitas de estudantes de outras escolas que não possuem nenhum tipo de deficiência. “Contamos com o empenho de Chiquinho Telles para que o nosso projeto de inclusão social avance, dando direito a todos os alunos da Reme de vivenciarem essas experiências transformadoras”.

Na visão de Chiquinho Telles, iniciativas que vão ao encontro de incentivar a inclusão social, e elevar a autoestima do aluno com deficiência, merecem o respaldo do Poder Público. “Com a sensibilidade do prefeito Marquinhos Trad [PSD], temos certeza que não vai faltar apoio para que projetos desta natureza sejam ampliados e consolidados em Campo Grande”.

Assessoria de Imprensa do Vereador