26.09.2019 · Vereador Ademir Santana
Projeto de Ademir Santana para homenagear músicos é aprovado
img_4958_ver_ademir_santana_fto_izaias_medeiros

Foi aprovado, durante a sessão ordinária, o Projeto de Resolução 417/19, de autoria do Vereador Ademir Santana, que institui a Medalha “Dino Rocha”, a ser entregue no dia 22 de novembro de cada ano, data alusiva ao Dia do Músico.

A Medalha “DINO ROCHA”, será entregue aos profissionais da música que se  estacarem na utilização de instrumentos musicais e na composição de melodias, durante sessão solene, a ser realizada no dia 22 de novembro, de cada ano, especialmente em comemoração à data alusiva ao Dia do Músico, nos termos da Lei nº 4.672, de 21 de novembro de 2008.

Dino Rocha - Nascido no Município de Juti, em 23 de maio de 1951, Roaldo Rocha, conhecido como Dino Rocha, apontado com o “Rei do Chamamé” passou a ter maior contato com a sanfona aos oito anos de idade, quando perdeu um de seus irmãos num acidente e para distrair sua amargura, seu pai Cipriano Rocha, presenteou-o com uma pequena sanfona de 08 (oito) baixos.

Sua adolescência passou em Ponta Porã junto com a família, onde aflorou sua vocação artística com forte influência para os ritmos Chamamé, Guarânia e Polca Paraguaia de grande aceitação popular naquela região.

Em 1970 mudou-se para Campo Grande, onde constituiu família com a sra. Ruth Haruko Yshicawa, de cuja união nasceram os filhos Roinderson, Roinguerson e Roalderson.

Em 1971, em conseqüência de má fase no mercado fonográfico e do profundo estado de stress que estava acometido, lançou-se a um retiro para descansar, ocasião na qual teve a inspiração para compor a linda melodia “Gaivota Pantaneira”, de repercussão Nacional.

A citada música é uma homenagem ao Pantanal Sul mato-grossense, tendo sido escolhida para a trilha sonora da novela “Pantanal”, sendo regravada mais de 20 vezes por diversos grupos sertanejos.

Dino Rocha faleceu em 17 de fevereiro de 2019.