ícone whatsapp

Programa de combate ao Aedes aegypti incentiva empresas com Selo ‘Instituição Parceira da Saúde’

22.03.2018 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

A realização pioneira da 1ª Oficina de Capacitação do Programa Integrado Intersetorial de Colaboradores Voluntários, que se deu na manhã desta quinta-feira (22/3),  é um marco histórico para a Saúde de Campo Grande.

De acordo com o idealizador do Programa,  o gerente técnico da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais – CCEV, Marcos Luiz de Oliveira, a ideia está sendo implantada nas empresas, tanto instituições públicas como privadas, onde o colaborador voluntário recebe capacitação e treinamentos para o combate do mosquito Aedes aegypti. “Esse colaborador será nossos olhares. Vamos oferecer todo aparato técnico e operacional para o controle efetivo dos vetores na empresa onde trabalha”.

Desde 1994, Marcos Luiz de Oliveira sonhava implantar o programa, mas somente agora, na gestão do prefeito Marquinhos Trad (PSD), encontrou o apoio necessário para que se tornasse realidade.

Com a implantação do programa, Marcos Luiz acredita que vai diminuir o número de denúncias contra as grandes empresas, fazendo com que elas se tornem parceiras no combate ao Aedes aegypti. “A própria empresa vai escolher os funcionários que vão ser capacitados para olharem os possíveis criadouros do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya”.

Nesta quinta-feira, ocorreu a apresentação oficial, observou Marcos Luiz, mas o programa já possui 44 empresas parceiras. “A meta é atingir 120 empresas parceiras ainda em 2018, mas temos certeza que vamos ultrapassar esse número”.

Para Marcos Luiz,  o apoio do líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Chiquinho Telles (PSD), tem sido importante na guerra contra o Aedes aegypti em Campo Grande. “Com o respaldo de Chiquinho Telles, essa vai ser mais uma iniciativa bem-sucedida”, comentou.

O Vereador cumprimentou Marcos Luiz pelo programa, principalmente por estimular uma parceria com a sociedade. “Iniciativas como essa, que visam o bem comum, sempre terão o meu amplo apoio”.

Selo Instituição Parceira da Saúde

O programa consiste ainda em premiar as empresas que se mantiverem, por um período de seis meses, livres do risco de proliferação do Aedes aegypti. Elas vão receber o Selo “Instituição Parceira da Saúde”.

Já os colaboradores voluntários, detalhou Marcos Luiz, vão receber Menção Honrosa.

Assessoria de Imprensa do Vereador