ícone whatsapp

“Programa Aprimorando Talentos” é sancionado pelo Executivo

16.10.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Legislação prevê atendimento diferenciado para alunos com altas habilidades/superdotação

Alunos com altas habilidades/superdotação que frequentam as instituições municipais de ensino de Campo Grande são beneficiados com atendimento diferenciado através do “Programa Aprimorando Talentos”, sancionado nesta quarta-feira (16) pelo Executivo Municipal. Proposta foi apresentada pelos vereadores João César Mattogrosso (PSDB), Otávio Trad (PTB) e William Maksoud (PMN).

A legislação aponta que são considerados portadores de altas habilidades/superdotados os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos aspectos previstos, isolados ou combinados, sendo eles: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.

Já o atendimento diferenciado é especificado na matéria, por ação individual e/ou coletiva, que vise o desenvolvimento de políticas sociais, a melhora na qualidade do ensino e estimule o pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos alunos identificados com altas habilidades/superdotação.

Coautor da proposta, o vereador João César Mattogrosso ressalta a relevância do programa. “Nosso intuito é estimular esses alunos que se destacam, conforme as especificações previstas no texto proposto, para que desenvolvam ainda mais suas habilidades ou superdotação e consigam obter resultados ainda melhores. Desta forma, o Poder Público cumprirá de forma mais efetiva o papel de educar com qualidade”, destaca o parlamentar.

Para desenvolver as atividades, a lei autorizativa prevê parcerias com universidades e instituições de ensino e pesquisa a fim de incentivar o desenvolvimento de projetos que contemplem os alunos que se adequam ao programa.

A legislação entrou em vigor a partir da publicação, nesta quarta-feira (16).

Assessoria de Imprensa do Vereador