logo
09.09.2019 · Solenidades
Profissionais de Psicologia são agraciados com Medalha em homenagem ao Dia do Psicólogo
img_8227_psiclogo

Psicólogos e psicólogas de Campo Grande foram agraciados, na noite desta segunda-feira (9), com a Medalha Legislativa "Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira", em comemoração ao Dia do Psicólogo.

 

Na abertura da solenidade, o presidente da Casa de Leis, Prof. João Rocha, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela categoria. “Estamos aqui hoje para reconhecer a importância do trabalho de vocês com a pessoa humana. Para mostrar o carinho e reconhecimento pela importante tarefa de cada um de vocês. Sintam-se acolhidos por esta Casa de Leis, que é a Casa do Povo”, disse.

O evento foi abrilhantado pela Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do maestro GCM Kleber Furst, que apresentou grandes sucessos musicais para animar o evento.

De acordo com o proponente da solenidade, vereador Dr. Cury destacou a importância da profissão em sua formação como profissional de saúde, lembrando quatro episódios de sua vida pessoal e profissional em que a Psicologia teve um papel importante. “A psicologia pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, o motivado e o preguiçoso, o feliz e o infeliz. No Setembro Amarelo precisamos cada vez mais valorizar essa importante profissão”, afirmou o parlamentar.

Na Tribuna, a psicóloga Ana Deise Leonardo Cardoso discursou em nome dos homenageados e afirmou: “Estou muito feliz de estar aqui hoje. Poder ser reconhecida pela nossa profissão, ser homenageada é sempre muito bom. A Professora Solange foi uma colega muito lutadora pela nossa profissão, é uma honra receber uma medalha com nome dela. A Psicologia é uma ciência muito nova, começou há pouco mais de 100 anos, como profissão mesmo há 57 anos. Nossa profissão tem uma característica muito legal: o instrumento de trabalho que temos somos nós, quem está conosco dentro do consultório, nós somos o nosso instrumento, nosso olhar, nossa escuta, para acolher esse ser humano com muito respeito e ética”, disse.

Segundo o vereador Dr. Livio, que secretariou a sessão solene, “A Psicologia é uma profissão que não é reconhecida como deveria, pela importância que tem para o nosso país”, ressaltou.

Conforme a pesquisadora e professora da UCDB, Dra. Sônia Grubits, “Minha alegria é ter visto  Campo Grande crescendo e a Psicologia crescendo também com tudo isso. Hoje tenho orgulho de ver a atuação de todos os meus colegas e ver a confiança e o interesse que a população desenvolve pelo trabalho do psicólogo, que ajuda muitas pessoas a elaborar suas dificuldades e frustações”, revelou.

Para a coordenadora de Psicologia da Sesau, Marcela Lombello Contrera da Silva, os psicólogos representam acolhimento e resignificação na vida daqueles que precisam. “Por mais que a ciência avance e se descubram novas tecnologias, nada substitui estar junto, ser aquele que acolhe, que repassa palavras de conforto, mensagens de atitude e compreender, alinhar dores, frustações, ser um bálsamo de alívio quando necessário, aplacar carências, e sobretudo demonstrar a importância de cada indivíduo para todos”, avaliou.

Em seu pronunciamento, a presidente Conselho Regional de Psicologia, Irma Macário enalteceu o trabalho desenvolvido pela Professora Maria Solange Felix Pereira, que deu nome à Medalha Legislativa. “Tive a grata satisfação de ser colega de profissão, de trabalho dela durante 12 anos e também partilhar da luta pela Psicologia. Todos nós nos sentimos honrados porque a professora Maria Solange lutou e fez parte da história da Psicologia de Mato Grosso do Sul. Estamos completando 57 anos, somos uma profissão jovem, mas uma profissão que avançou bastante, alcançou muito, que possamos continuar as nossas lutas pela dignidade humana, liberdade, saúde e cidadania da população”, alegou.

A Mesa de Autoridades foi composta pelos vereadores Prof. João Rocha, Dr. Cury  e Dr. Lívio; pela Assessora Especial do Ministro de Estado de Saúde, Maria Cristina Abrão Nachif; pela chefe de Psicologia do Hospital Alfredo Abraão, Fernanda Gimenes; pela coordenadora de Psicologia da Sesau, Marcela Lambello Contrera da Silva; e pela presidente do Conselho Regional de Psicologia, Irma Macário; pela coordenadora do curso de Psicologia da Uniderp, Flávia Maria Feroldi Ferreira; pela Dra. Sônia Grubits, pesquisadora da UCDB; pela coordenadora do curso de Psicologia da Unigran, Dra. Adriana Rita Sordi.

Serviço - A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Lei n. 5.218/13 e Resoluções n. 1.232/16 e n. 1.233/16, com objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados pela categoria à população campo-grandense.

Confira a lista dos homenageados:

ADEMIR SANTANA - FLÁVIA MILANEZ DE FARIAS E NELCI SILVA FERREIRA

AYRTON ARAÚJO DO PT - RAFAELA DE OLIVEIRA DA SILVA E PRISCILA SAMPAIO ESPÍNDOLA

BETINHO - LUCIANO COPPINI MEIRELES DE LIMA E PAULO DA SILVA GODOY

CARLÃO - ALENCASTRO MARIA ALVES NETO E MÁRCIA REGINA TEIXEIRA MINARI

CAZUZA - MARCELLA NAGLIS DE OLIVEIRA LIMA E RENATA PONTALTI MARCONDES

CHIQUINHO TELLES - THAÍS MARCELA JAYMES LEMOS E GISELLE MORATO TAVARES GARCIA

DELEGADO WELLINGTON - CLEDISON MIGUEL DA CRUZ E CIBELE ONORI QUEIROZ

DR. CURY - MARIA CRISTINA ABRÃO NACHIF E SILVANA FONTOURA DORNELES

DR. LÍVIO - VIRNA DE OLIVEIRA LEITE E HELOISA BRUNA GRUBITS

DR. LOESTER - KATIA MICHELI MARTINS E ZANNDRHE MUNOES ELIAS

DR. WILSON SAMI - ANTONIA SANTOS DA SILVA E ROSANGELA CURY DE SOUZA

EDUARDO ROMERO - CLAUDIA NAGLIS BARBOSA E NATHÁLIA AMORIM FREITAS DE SOUZA

ENFERMEIRA CIDA AMARAL - VERA LUCIA KODJAOGLANIAN E GISELI DE OLIVEIRA JARA

FRITZ - MARCIA HELENA DOURADO FERREIRA DE MORAES E ELEUSE ÁDAMO DA COSTA LEITE SILVA

GILMAR DA CRUZ - EDINELSON VILALBA QUEIRÓS E EMMANUELE PEREIRA DA SILVA

JOÃO CESAR MATTOGROSSO - FERNANDA DELMONDES GIMENEZ E SILVIA MARA ANACHE BANDEIRA

JUNIOR LONGO - INDIANI CAROLINI DOMINGUES MERCADO DA SILVA E ROSANE MENDONÇA NUNES

ODILON DE OLIVEIRA - MARCEL PAULINO DA SILVA E ALECSSANDRA SAYD CASTRO

OTAVIO TRAD - FRANCISCA FLAVIA LOUREIRO COSTA LIMA E PATRICIA HELENA GONSALVES DE ANDRADE

PAPY - NATHALIA CRISTINA MARQUES E CARLA PRISCILA MATHEUS GOMES

Pr. JEREMIAS FLORES - ALINE MONIQUE BENACHIO DA COSTA E TATIANA TORRES MARTINS

PROF. JOÃO ROCHA - ROSANA BEATRIZ ESPINOLA CARVALHO DA ROCHA E ARMELINDA MARIA BARROS LEITE CHAPARRO

VALDIR GOMES - ANDRESSA FERREIRA GUIMARÃES BERNAL E WANDA LUCIA DE ANDRADE SILVA JASOVICH

VETERINÁRIO FRANCISCO - MARTA HELENA RIBAS DA CRUZ LEMES E ANA FLAVIA WEIS GAMA SERPA

VINICIUS SIQUEIRA - DANIELE OLIVEIRA XAVIER E ELIANE AUXILIADORA ESPÍNDOLA

WILLIAM MAKSOUD - LUCIMARA MARIA DE SOUZA MARTINS E ELISÂNGELA FICAGNA

CÂMARA MUNICIPAL:

ZEULA BAUERMEISTER DE ARAÚJO

EVELI FREIRE DE VASCONCELOS

NATIELLE DA SILVA BRAGA

MARLUCE BRUNO DA SILVA BUENO

PAULA GONÇALVES DE VILHENA MORAES

LIARA BARBOSA VIEIRA NOGUEIRA

CHRISTINI DA COSTA RABENHORST

ANA DEISE LEONARDO CARDOSO

MIRNA TORRES FIGUEIRÓ

KEZIR DIONIZIO SOUZA DA SILVA SANCHES

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.