ícone whatsapp

Profissionais da educação são homenageados pelos vereadores durante solenidade

16.10.2019 · 12:00 · Solenidades

Profissionais da educação foram homenageados pelos vereadores durante Sessão Solene, na Câmara Municipal de Campo Grande, nesta quarta-feira (16), em comemoração ao Dia do Professor. Os educadores foram agraciados com a Medalha Legislativa Marisa Serrano do Mérito Educativo. A solenidade foi proposta pelo vereador Valdir Gomes, presidente da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis. 

“Estou muito honrado em estar aqui juntamente com meus pares, vereadores. Em Campo Grande, temos muitos educadores que merecem uma medalha. A educação é sublime: nas mãos dos senhores está o nosso futuro. Mesmo assim, nossos governantes não conseguiram enxergar que a educação merece um salário digno. Tenho acompanhado, ido nas unidades, e vejo a luta que os educadores travam. É muito difícil e, por isso, merecem ser homenageados”, discursou o parlamentar.

A homenagem foi instituída pelas Resoluções 1.098/09 e 1.302/19, sendo outorgada, anualmente, aos profissionais da educação básica e do ensino superior, público e privado, do município de Campo Grande que tenham se destacado na sua área de atuação, seja na sala de aula, na gestão, no planejamento, na inspeção, na supervisão ou na orientação educacional. 

“Chamo a atenção para as várias dimensões dessa homenagem. Sinto-me feliz por estar hoje, nessa cerimônia, para ser agraciada. Reconhecer o mérito e tornar público esse reconhecimento é uma forma de congratular aqueles que se fizeram merecedores. Somos muito gratos ao presidente desta Casa, João Rocha, ao vereador Valdir Gomes, e aos demais pares que aprovaram nossos nomes para essa honraria. Esta comenda tem um valor inigualável”, discursou a professora Lara Fernandes Cardoso, que falou em nome dos homenageados.

Para o presidente da ACP (Associação Campo-grandense dos Professores), Lucilio Souza Nobre, lembrou a luta do professor em sala de aula. “O que queremos é evoluir e avançar as perspectivas. A luta não é fácil, e enfrentamos tempos difíceis. É neste momento que queremos contar com esse apoio do legislativo. Não resta dúvidas de que houveram melhorias, e o dever de casa o professor sabe fazer, e faz muito bem, mesmo com todas as dificuldades: apoio, estrutura física. Eles sabem contornar todas as situações”, disse.

A secretaria municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, destacou o trabalho desenvolvido pelos professores na rede municipal. “É uma grande responsabilidade onde estou. E ela se torna mais leve quando temos profissionais excelentes, comprometidos, gestores que, a cada dia, enaltecem nossa educação. Eu aproveito esse dia, estar com vários profissionais da educação, para fazer um agradecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa rede. Esse ano, colhemos o fruto desse trabalho com professores ganhando prêmios internacionais. Isso é um trabalho conjunto de quem ama e acredita na educação”, disse.

Pela Resolução 1302/19, de autoria do vereador Prof. João Rocha, foi instituída o nome de Marisa Serrano na Medalha Legislativa em homenagem aos profissionais da educação. Marisa Serrano foi professora universitária e iniciou sua vida política como vereadora em Campo Grande, em 1977, e na Câmara presidiu a Comissão de Educação. 

“É um momento muito importante para nós. Escolhemos com muito critério para indicar o nome de cada um que está aqui. Sempre digo: não é só uma medalha, não é só um diploma. É um gesto de reconhecimento pela importância do serviço que os colegas educadores prestam à sociedade na formação de verdadeiros cidadãos. Somos uma ferramenta importante na formação dos cidadãos. A professora Marisa Serrano é respeitada internacionalmente por ter se dedicado uma vida inteira às causas da educação. Se doou a essas causas. É a verdadeira expressão do orgulho de ser educador”, disse Rocha.

Além de ocupar diversos cargos de destaque em organizações ligadas à educação, como a OMEP (Organização Mundial de Ensino Público), Marisa foi secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, deputada federal por dois mandatos, senadora e conselheira do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).  Como autora, ainda publicou os livros didáticos para o primeiro grau Novos Rumos em Comunicação (1975) e Comunicação em Língua Portuguesa (1981). 

“O professor é sempre professor, com as dificuldades de hoje e ontem. Tenho orgulho imenso de dar o nome a esta medalha. Sempre perguntam como gosto de ser tratada: conselheira? Senadora? Eu gosto de ser tratada como professora. Seja por onde passei, sempre na área da cultura e educação, digo que o coração sempre pulsa muito forte, pois a educação é o cerne. Educação não é só na escola: se faz em casa, com o respeito que seus pais devem passar para seus filhos. Respeitar o professor vem de família. Não há profissão nesse mundo que se faça sem ter passado pela mão do professor”, discursou Marisa.

Confira a lista de homenageados 

ADEMIR SANTANA – CRISTIANE DA SILVA CANTIERI SANTANA e MARLENE FERREIRA NETO DE MELLO

AYRTON ARAÚJO DO PT – ELYANIS FERNANDES JARA e DANIEL DE SOUZA CAMPOS MARTINS

BETINHO – BRUNA LUIZA BARBOSA DE ARAUJO e ROSANA DOURADO DUARTE 

CARLÃO – LAURILAINE MUDO SOBRINHO e GISLÉIA APARECIDA NANTES DO AMARAL

CAZUZA – JOSÉ MANFROI e APARECIDA DE LIMA AMORIM

CHIQUINHO TELLES – LUCIANA ABDONOR PEDROSO DA SILVA e CRISTIANE MALUF RODRIGUES CORREIA

DELEGADO WELLINGTON – JALINY ONORI LIMA e JANAÍNA CARDOZO DE SOUZA FERNANDINO

DHARLENG CAMPOS – CIRA CLAIR HORING NANTES e FRANCINE IMOLENI DA SILVA

DR. LÍVIO – MARIA AGLAIZ DE OLIVEIRA LEITE e ALZIRA BERNARDES BITENCOURT 

DR. LOESTER – DENIZE DE LUCENA XARÃO e MARIA INEZ INDALÉCIO POMPEU ALTEIRO

DR. WILSON SAMI – WILLIAM MAACHAR e RITA DE CÁSSIA MELLENDES DE OLIVEIRA

EDUARDO ROMERO – FABIANA APARECIDA CÁCERES e IZABEL RODRIGUES BAHIA PIRRE

ENFERMEIRA CIDA AMARAL – FRANCISCA VIANA DA SILVA e THEREZINHA DE OLIVEIRA PAULINO

FRITZ – JOELINE ROSA DOS SANTOS GAMARRA e ALINE DE OLIVEIRA PEREIRA FERRARI

GILMAR DA CRUZ – SÉRGIO LUIZ BARBOSA JÚNIOR e ROSANA RIBEIRO ZERBIN

JUNIOR LONGO – ELIZABETH MARIA AZEVEDO BILANGE

OTAVIO TRAD – SUELLEN DA COSTA SIMÕES e ANA PAULA FEITOSA BAGLIOTO NAGLIS

PAPY – SERGUE ALBERTO MARQUES BARROS e ARISTOGNO ESPINDOLA DA CUNHA

Pr. JEREMIAS FLORES – CILAS JUSTINO e VALDIVETE RODRIGUES DIOGO DOS SANTOS MARTINS

PROF. JOÃO ROCHA – NOELI FERNANDES DE AQUINO e MARIA ELENA DA SILVA FLORES

VALDIR GOMES – MOACYR ARRUDA RONDON e LAURO CRISTIANO GUEDES DA SILVA

VETERINÁRIO FRANCISCO – IRACI DE ÁVILA GORDIN e GISELLE CLEMENTINO DE MENDONÇA SANTELLO

WILLIAM MAKSOUD – NELSON CESARIO DA SILVA e ROSE HELENA PADOA BARBOSA

CÂMARA MUNICIPAL  

– MILSA DUARTE RAMOS VAZ 

– LARA FERNANDES CARDOSO 

– EVA REGINA FERREIRA DE BRITTO  

– JANE MARY ABUHASSAN GONÇALVES

– GENIVALDO DOS SANTOS SILVA 

– MARIA FRANCISCA SALES TEIXEIRA 

– ROSANA APARECIDA DA SILVA MENDES

– MARIZELIA FLORENCIANO NUNES

– MARIA LÚCIA DE SOUZA DE ARAUJO

– RAPHAEL SÉRGIO RIOS CHAIA JACOB 

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal