ícone whatsapp

Profissionais da educação são homenageados em noite de solenidade

17.10.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta quarta-feira (16), profissionais da educação foram homenageados pelos vereadores durante Sessão Solene, na Câmara Municipal de Campo Grande, em comemoração ao Dia do Professor. Os educadores foram agraciados com a Medalha Legislativa Marisa Serrano do Mérito Educativo. Sendo outorgada, anualmente, aos profissionais da educação básica e do ensino superior, público e privado, do município de Campo Grande que tenham se destacado na sua área de atuação. Autoridades, parlamentares, além de amigos e familiares dos homenageados, participaram do evento. Na abertura da solenidade, as apresentações culturais ficaram por conta do grupo de música Escola Henrique Cirilo, Negabi e Marcos Assunção que tocaram e cantaram abrilhantando a noite.

Marisa Serrano disse que tem orgulho de dar o nome a medalha, “Sempre perguntam como gosto de ser tratada: conselheira? Senadora? Eu gosto de ser tratada como professora. Seja por onde passei sempre na área da cultura e educação, digo que o coração sempre pulsa muito forte, pois a educação é o cerne. Educação não é só na escola: se faz em casa, com o respeito que seus pais devem passar para seus filhos” ressalta Marisa. 

Já a secretaria municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, falou sobre o trabalho desenvolvido pelos professores na rede municipal. “É uma grande responsabilidade onde estou. E ela se torna mais leve quando temos profissionais excelentes, comprometidos, gestores que, a cada dia, enaltecem nossa educação. Eu aproveito esse dia, estar com vários profissionais da educação, para fazer um agradecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa rede. Isso é um trabalho conjunto de quem ama e acredita na educação”, afirma Elza. 

O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Denize de Lucena Xarão. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993) e pós-graduada em Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, (UEMS), ela lecionou em escolas da rede pública e privada. Foi diretora adjunta na Escola Municipal Luis Cavallon e atualmente é diretora adjunta na Escola Municipal Antonio José Paniago. ”Eu fiquei surpresa, mas como nós já temos uma história na Rede Municipal e Estadual de ensino no Município de Campo Grande, eu fiquei muito feliz. Eu nem sabia que tinha esse mérito na Câmara Municipal de Campo Grande para os profissionais de educação. É um momento impar, muito especial na vida dos professores. Estou muito agradecida pelo reconhecimento, e por esta bela homenagem. Agradeço a todos,” disse Denize.

O médico parlamentar homenageou também homenageou Maria Inez Indalécio Pompeu Alteiro, ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo. Lecionou na Escola Estadual Arlindo Lima e na Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos. Em 2017, se aposentou na mesma escola onde iniciou sua carreira como professora. A solenidade foi proposta pelo vereador Valdir Gomes, presidente da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis.  

Medalha Legislativa Marisa Serrano do Mérito Educativo 

Marisa Serrano foi professora universitária e iniciou sua vida política como vereadora em Campo Grande, em 1977, e na Câmara presidiu a Comissão de Educação. Além de ocupar diversos cargos de destaque em organizações ligadas à educação, como a OMEP (Organização Mundial de Ensino Público), foi secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, deputada federal por dois mandatos, senadora e conselheira do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). E como autora, publicou os livros didáticos para o primeiro grau Novos Rumos em Comunicação (1975) e Comunicação em Língua Portuguesa (1981).

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador