ícone whatsapp

Professoras são homenageadas por Bluma com a Medalha Legislativa do Mérito Educativo

09.12.2011 · 12:00 · Homenagem

 

Na entrega da Medalha Legislativa do Mérito Educativo Campo-Grandense, realizada na noite desta quarta-feira (07.12), na Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Marcelo Bluma (PV) homenageou as professoras Madalena Pereira da Silva e Lucia Salsa Correa pelos relevantes serviços prestados em prol da educação na nossa cidade.

Madalena Pereira da Silva é formada em Pedagogia pela FUCMAT, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela UCB e pós-graduada em Metodologia do Ensino pela FIFASUL.

Atua na área da educação desde 1992. Iniciou sua atuação na Escola Municipal José Dorilêo de Pina como professora por cinco anos e na Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira. Em maio de 1998 foi convidada a assumir a direção adjunta a 2002; em setembro de 2001 foi eleita pelo voto direto como Diretora Geral da escola, exercendo essa função por dois mandatos. Em outubro de 2008 foi eleita Diretora Adjunta, sendo reeleita em outubro de 2011.

Para ela, “a função primordial da escola é ensinar” e “a sala de aula é o coração da escola”.

 

A professora Lucia Salsa Correa formou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento da PUC de São Paulo, no curso de Licenciatura e Bacharelado em História, em 1972.

 

Casou-se com o professor Valmir Batista Correa em 1973 e ambos foram contratados pela Universidade Estadual de Mato Grosso, no campus de Corumbá, cidade onde fixaram residência. Desde então, ministrou aulas em cursos de graduação e de pós-graduação nos níveis de especialização e de mestrado.

 

Continuou sua carreira acadêmica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a partir da criação do estado, onde foi por duas vezes coordenadora do curso de História. Dedicou-se a pesquisar assuntos históricos e culturais mato-grossenses e sul-mato-grossenses e a publicar seus estudos. Fez o Mestrado em História Social na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da USP – S. Paulo e Doutorado em História Econômica, também na Faculdade de Letras e Ciências Humanas da USP.

 

Fixou residência na cidade de Campo Grande, a partir de 1997. Aposentou-se das atividades na UFMS em 1998, continuando, entretanto, a atuar na área da educação e da pesquisa em Mato Grosso do Sul.

 

Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, onde relatou as diretrizes curriculares para o ensino fundamental e médio para o sistema estadual de educação sul-mato-grossense. Foi também Diretora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB; Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uniderp, no período de 2003 a 2006 e faz parte do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

 

Escreve sobre história de Mato Grosso do Sul e da Fronteira, desde o início de sua carreira acadêmica, produzindo diversos artigos em revistas especializadas e de divulgação científica, além de livros, capítulos em livros coordenados, prefácios, apresentação de livros e livro didático. Seu livro mais importante, a ser editado brevemente pela Editora da UFMS em sua segunda edição, é História e Fronteira – O Sul de Mato Grosso (1870-1920).

 

Juliana Belarmino

Assessoria de Imprensa Vereador Marcelo Bluma