21.07.2021 · Vereador Professor Riverton
Professor Riverton pede cartão de vacinação em braile para atender cegos na Capital
img_6907_ver_prof_riverton_fto_izaias_medeiros_capa

O vereador Professor Riverton (DEM), vice-presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, protocolou pedido junto a Prefeitura de Campo Grande e a Sesau (Secretária Municipal de Saúde de Campo Grande) solicitando a elaboração do cartão de vacinação em braile, para auxiliar as pessoas com deficiência visual, oferecendo-os maior independência no momento da imunização. O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (19) na sede da Sesau. “É a comunicação que faz com que as pessoas se sintam iguais e ter um cartão em braile é importante para a inclusão dos cegos e deficientes visuais que não precisaram depender de amigos ou parentes para saber qual vacina tomou e quando precisará tomar a segunda dose”, explica o parlamentar que foi o pioneiro a solicitar a priorização de profissionais de educação na imunização contra a Covid-19.

Segundo o Censo do IBGE de 2010, Campo Grande possui mais de 9 mil deficientes visuais (cegos). E certamente esse número já cresceu nesses 11 anos e diante disso é de extrema urgência que os cartões fossem produzidos em braile para os cidadãos campo-grandenses que possuem deficiência visual, para que tenham acesso à informação no ato da vacinação. “O secretário de Saúde José Mauro já nos ajudou na priorização dos profissionais de Educação e lactantes sem distinção de idade e acredito que ele irá nos apoiar na produção de cartão da vacinação em braile”, explica Professor Riverton.

Eduardo Penedo