ícone whatsapp

Procurador defende exemplo dos pais como forma de afastar jovens das drogas

27.10.2021 · 12:00 · Comissões

Convidado da live da Comissão de Saúde desta quarta-feira (27), o procurador de Justiça Sérgio Fernando Harfouche defendeu o exemplo dos pais para afastar jovens dos vícios de álcool e drogas. O debate foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Câmara, com participação dos internautas, que puderam enviar perguntas e tirar dúvidas.

“A prevenção é o primeiro elemento, e isso acontece nos primeiros anos de vida, em casa, com princípios seguros e honestos. O exemplo fala mais que o discurso. A prevenção começa em casa, com os pais dando exemplo a cerca dos malefícios do álcool, do fumo e de qualquer droga”, defendeu.

Conhecido pelo perfil linha dura que adota com adolescentes em conflito com a lei, Harfouche ingressou no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em 1992, atuando na área de direitos da criança e adolescente. Assumiu em 2009 a titularidade da 27ª Promotoria de Infância e Juventude de Campo Grande e atuou no combate à violência escolar, obrigando alunos infratores a prestar serviços comunitários nas instituições de ensino. O trabalho fez com que as medidas virassem lei em Mato Grosso do Sul.

Ele ainda presidiu, durante 10 anos, o Conselho Estadual Antidrogas. “Temos que tirar as máscaras e deixar a hipocrisia do lado, e entender que esse problema afeta o futuro da nação, pois há um comprometimento dessa geração de uma forma nociva como nunca. Ainda tínhamos pais que tinham o controle do seu filho. De alguma forma eles traziam a limitação. Hoje, é o contrário: se dissolveu muito daquele perfil protetor de pai e mãe”, considerou.

A live foi conduzida pelo vereador Dr. Sandro Benites, presidente da Comissão Permamente de Saúde da Casa de Leis, que conta ainda com os membros Dr. Loester, Dr. Jamal, Dr. Victor Rocha e Tabosa.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal