ícone whatsapp

Primeira Live da Semana do vereador Otávio Trad aborda vacinação contra a Covid-19

19.01.2021 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

A transmissão contou com a participação superintendente de vigilância em saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Veruska Lahdo

Na primeira Live da Semana de 2021, transmitida na noite desta segunda-feira (18), o vereador Otávio Trad (PSD) conversou com a superintendente de vigilância em saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Veruska Lahdo, sobre o início da vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande. Durante o bate-papo, Lahdo tirou dúvidas sobre número de doses, grupos prioritários e estratégias de vacinação na Capital.

“Depois de um ano difícil e marcado pela incerteza, os primeiros dias de 2021 já nos mostram que teremos um ano marcado de esperança para o nosso futuro”, disse o vereador. Durante a Live, Otávio ainda destacou a solenidade de início da vacinação em Mato Grosso do Sul que aconteceu na tarde de segunda-feira. “Tivemos algo histórico. A primeira pessoa a ser vacinada em MS foi uma indígena e isso faz jus a nossa história”, completou.

A superintendente de vigilância em saúde iniciou a conversa ressaltando que a chegada da vacina é um alivio diante do sofrimento causado pela. “Passamos por períodos bem complicados e enfrentamos vários problemas, porém eles foram solucionados por que com as medidas adotadas pela Prefeitura logo no início tivemos tempo hábil para nos organizarmos como rede”, apontou.

Segundo ela, em fevereiro Campo Grande dispunha de 116 leitos e durante a pandemia foram habilitados mais 200. “Hoje temos 308 leitos prontos para atendimento da Covid-19 e nenhum paciente em Campo Grande foi a óbito por falta de assistência”, disse.

A superintendente explicou que as estratégias de vacinação foram discutidas com o prefeito Marquinhos Trad e com os demais secretários municipais. “Além da vacinação nas 72 unidades de saúdes estamos analisando a implantação de polos de vacinação e drive-in”, afirmou.

De acordo com informações da Sesau, Campo Grande recebeu cerca de 24.960 mil doses de vacina que serão suficientes para imunizar cerca de 12.480 mil pessoas, já que são necessárias duas doses para complementar o ciclo de imunização. Neste primeiro momento o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde, pessoas acima de 75 anos e indígenas aldeados.

Apesar do início da vacinação, Lahdo fez alerta a população. “A pandemia não acabou e mesmo com a vinda da vacina todas as medidas de biossegurança devem continuar ao longo desse ano por que não vamos ter doses suficientes para imunizar toda a população de uma vez”, finalizou.

#PraCegoVer: Fotografia. Imagem dividida. No quadro de cima está o vereador Otávio Trad, visto da cabeça até o ombro, de camisa branca, sorrindo. No quadro abaixo está a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, com imagem focada no rosto, com cabelo preto, liso, longo e brincos. Fim da descrição. 

Fernanda Palheta
Assessoria de Imprensa do Vereador