ícone whatsapp

Presidente de CPI questiona ações na área da saúde e vai confrontar dados de prestação de contas

30.09.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

O presidente da CPI das Contas Públicas, vereador Eduardo Romero (PT do B), solicitou ao secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, informações sobre os 30 dias que está frente à pasta, principalmente que ações foram colocadas em prática até o momento para esta área que é considerada serviço essencial para a população.
 
A solicitação de informações sobre as ações do Executivo na área da saúde ocorreu durante audiência pública para apresentação da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) referente ao 2º quadrimestre de 2015.  Ivandro Fonseca se comprometeu a num prazo de 30 dias encaminhar o detalhamento da programação desenvolvida pela prefeitura, bem como as estratégias a pequeno, médio e longo prazo que serão adotadas desde a atenção básica até a rede hospitalar no município.
 
Ivandro Fonseca afirmou que a média de espera nas unidades de saúde está em duas horas. Mas de acordo com o Eduardo Romero não é isto que revelam as reclamações de pacientes que chegam ao gabinete e à imprensa sobre a demora no atendimento, principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
 
Eduardo Romero destaca que a prestação de contas apresentada nesta quarta-feira pela Sesau vai fazer parte do relatório da CPI das Contas Públicas. ‘Muitas informações estão confusas e incoerentes. Uma delas é que teve aumento de mais de 130% na folha de pagamento, quando ocorreram desligamentos de mais de 140 médicos, reduções de pagamentos de plantões’, detalha.
 
O parlamentar também aponta o aumento de gasto judicializado que tinha previsão orçamentária de R$ 1 milhão, mas que já foi extrapolado.  ‘Se a saúde pública não funciona como deveria como, por exemplo, numa cirurgia ortopédica a família entra na Justiça pra conseguir, isto significa mais gastos’, explica.
 
Assessoeia de Imprensa do Vereador