ícone whatsapp

Presidente da CBJ mostrará “Casa do Judô” como modelo para Federações de todo País

21.02.2014 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

O presidente da Confederação Pan Americana e Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, esteve nesta sexta-feira (21), em Campo Grande, para a inauguração da “Casa do Judô”.
 
O projeto idealizado e mantido por ex-atletas foi exaustivamente elogiado pelo Presidente e classificado por ele como sendo um modelo a ser apresentado para as federações de todo País.
 
Acompanhado pelo vice-presidente da Confederação Brasileira, Professor João Rocha, o presidente da Federação de MS, Marcos Cristaldo, e o Professor Igor Rocha, que já foi treinador da seleção brasileira e é proprietário da Academia Rocha, na capital, o presidente ainda esteve, antes da inauguração, na Sede da Federação e em visita a pontos estratégicos da cidade.
 
Bastante entusiasmado com o projeto Paulo comento que: “Para a Confederação que tem a função de cuidar e olhar todas as ações que envolvem o Judô no território brasileiro, um exemplo como este, extremamente positivo, e de tão grande eficácia, tem que servir de modelo a ser seguido por outras instituições pelo Brasil a fora, por que atinge de uma maneira simples, mas muito eficiente uma demanda corriqueira que é a questão do suporte durante os treinamentos do dia a dia”.
 
O Presidente fez questão de destacar ainda que o Mato Grosso do Sul é o que melhor se apresenta no cenário Nacional nas categorias de base, categorias que ele chama de ‘categorias do futuro’. “O Mato Grosso do Sul é o Estado que mais tem dado resultado nos últimos tempos. São sete atletas daqui que já fazem parte da seleção Brasileira, o que é uma prova inequívoca de que vocês estão no caminho certo”.
 
E os elogios se estenderam a iniciativa: “Isso tudo acontece em função dos exemplos dados pelos gestores da modalidade aqui dentro do Estado, que desde lá de trás, e eu venho acompanhando. Cada um que por aqui passou deixou uma contribuição importante e ajudou a avançar um pouco mais. Ideias praticas como essa só podem vir de quem militou ou milita na função, como é o caso do Igor
 
[Rocha], um atleta de ponta, destacado nacionalmente, que viveu fora, passou por dificuldades e aproveitou essa experiência para junto com os seus parceiros e colegas da área colocar em funcionamento essa Casa”.
 
Paulo finalizou comentando que a confederação se dedicará na divulgação do projeto para incentivar outras federações.
 
Visivelmente emocionado, João Rocha, atleta e professor da modalidade há mais de trinta anos, e que classifica a abertura da casa como a realização de um sonho, comentou que os apoiadores do projeto, são pessoas que como ele, nunca estiveram estacionados na cômoda situação de ‘reclamantes’.
 
O professor lembrou que dentro da adversidade surgiu a oportunidade de concretizar o projeto, sem apoio de órgãos governamentais e assim foi feito. Contudo fez questão de dizer que as portas estão abertas para essas parcerias. “Podíamos ficar só reclamando, falta de apoio, falta disso daquilo, mas como nos tatames, preferimos ir a luta e assim o fizemos. Nossas portas estão abertas a iniciativa privada, ao Governo ou Prefeituras, que queiram ser nossas parceiras”. Frisou.
 
Com dormitórios femininos e masculinos, cozinha ampla, sala de estudos e bom espaço externo, a Casa estará aberta para participantes de projetos do Governo do Estado, da Prefeitura de Campo Grande, e ainda do interior, que precisem de suporte para treinar na capital.
 
O ato de inauguração do espaço foi marcado pelo descerramento da placa, corte de fitas e contou com a presença ainda de pais, professores, atletas e ex-atletas da modalidade.
 
A CASA
 
A Casa, que atenderá entre 20 e 25 atletas, foi montada e será mantida com doações de ex-atletas do Judô e deve servir de ponto de apoio para que professores e atletas entre 13 e 19 anos da Academia Rocha e ainda outros talentos revelados nos projetos sociais apoiados pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campo Grande, tenham acompanhamento escolar, alimentação e aulas de inglês, no intervalo dos treinamentos que acontecem em dois períodos do dia, na capital. A Casa do Judô fica na Rua Bernardo Franco Baís, esquina com Joaquim Manoel de Carvalho, na vila Carvalho.
 
Kelly Venturini
Assessoria de Imprensa do Vereador