ícone whatsapp

Prefeito entrega na Câmara Projeto que cria Secretaria Municipal de Segurança Pública

09.10.2014 · 12:00 · Eventos

Em comemoração ao Dia da Guarda Municipal, celebrado nacionalmente no dia 10 de outubro, o Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande ficou lotado com guardas municipais que presenciaram a posse do novo comandante da Guarda Municipal e a entrega do Projeto que cria a Secretaria Municipal de Segurança Pública na Capital.
 
O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte escolheu a Casa de Leis para fazer a assinatura do Termo de Posse do novo comandante da Guarda Municipal, Valério Azambuja e aproveitou a oportunidade para entregar aos vereadores o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, para criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública em Campo Grande.
 
O evento contou com a presença da Banda Municipal da Guarda Municipal, que executou o Hino da Guarda para comemorar a data.
 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Hudson Pereira Bonfim, “O Dia do Guarda Municipal foi criado por meio da Lei n° 12.066 de 2009, sancionada pelo vice-presidente José de Alencar. É um prazer e uma grande satisfação comemorar esta data tão importante. Vestir esse uniforme é uma honra para todos nós, no qual o brasão fica acima dos nossos corações. Sempre dizemos que essa profissão não é para quem quer, é para quem gosta, porque exige uma dedicação diária”, afirmou.
 
O juiz federal da 3ª Vara, Odilon de Oliveira também marcou presença no evento e fez questão de parabenizar a iniciativa do prefeito em criar a Secretaria. “A segurança pública é um assunto que a União Federal vem descentralizando, por ser um dever do Estado e o município se enquadra segundo o conceito moderno, se enquadra na expressão ‘Estado’, se enquadra no estado brasileiro. Não vejo só legalidade, vejo um aspecto de constitucionalidade. A Justiça Federal comparece aqui para dizer que estará empenhada nessa parceria e irá disponibilizar apoio material, com relação a doação de imóveis, oriundo de crimes. É preciso também uma parceria da União Federal nesse trabalho, porque a secretaria se vier a ser criada e que espero que sim, prestará serviços com reflexos positivos não só para o Estado de Mato Grosso do Sul, que é uma rota de passagem de todo tráfico internacional. Essa secretaria irá prestar serviços para todos os territórios nacionais, já que irá coibir o tráfico”, destacou.
 
O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar enalteceu o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal. “Em momento nenhum nós deixamos de apoiar a ação da Guarda Municipal, tratamos de todos os assuntos inerentes para melhorar os serviços que os senhores prestam ao nosso município. Sabemos o quanto vocês merecem ser valorizados e respeitados pelo trabalho que fazem”, disse.
 
Em seu pronunciamento, o prefeito Gilmar Olarte se comprometeu a equipar e capacitar todos os membros da Guarda Municipal para efetuarem a segurança no município. “Quero deixar aqui o reconhecimento e os meus parabéns aos Guardas Municipais. Tenho certeza de que dentro do coração de vocês bate um coração cheio de desejo de fazer a diferença por Campo Grande, por Mato Grosso do Sul e pelo Brasil. Aqui é um local estratégico para o combate ao tráfico de drogas. E vamos preparar, armar e capacitar vocês, junto com a Câmara, com o Governo do Estado e o Governo Federal, para que vocês possam bater no peito e dizer que na nossa Capital tem segurança com uma guarda municipal de qualidade. Já temos a certeza de que até dezembro estaremos fechando um ciclo de recuperação e valorização do nosso servidor. Finalizo minha palavra pedindo aos vereadores que apreciem com carinho e esmero esse Projeto para que possamos juntos dar essa resposta a população de Campo Grande”, ressaltou.
 
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal