ícone whatsapp

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde melhoram a vida dos servidores

19.12.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Há 21 anos, Sandra Aparecida Fernandes da Silva é agente comunitária de saúde, lotada atualmente na UBS Universitária. Para ela as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PIC’S) a ajudaram,  durantes os três meses em todas os segmentos da vida. “Eu não conseguia separar os problemas pessoais dos profissionais. Hoje eu consigo separar. Hoje vejo que é providencial que seja integrado. Sofro com depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Antes eu não acreditava nisso não. Achava que poderia ser só um momento lazer. Hoje vejo como terapia, melhoria da saúde, como um tratamento”, revelou a servidora pública participante da pesquisa das PIC’S no UBS (Unidade Básica de Saúde) Universitário e da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Aero Rancho IV.

A melhoria da saúde por meio das PIC’S também veio para a agente comunitária de saúde Natany Tayane Silvério Bitencourt Silva. “Eu fazia tratamento psiquiátrico e psicológico. Sabia que as práticas já deveriam estar em funcionamento, mas só como paciente pude vivenciá-las e sentir a melhora com elas. Por meio, das práticas os sinais e sintomas das doenças foram sumindo. Fui ao extremo da depressão, tentei o suicídio para acabar com a dor  e hoje estou evoluindo, saindo desta doença. Outro problema que eu tenho que a Aromaterapia, por exemplo, praticamente ‘tirou com a mão’ foi minha enxaqueca crônica. Antes eu só a tratava com medicação pesada. A constelação familiar  é outro exemplo que me deu um novo olhar para a vida que ansiedade é excesso de futuro, que depressão é excesso de passado e estresse é excesso de presente. Tem também as danças circulares que me ensinaram a ligação com o universo e me tornar leve. As  PIC’s melhoram minha qualidade de vida”, contou.

Idealizador da inserção das PIC’S em Campo Grande, o vereador Dr. Lívio, ficou observando os terapeutas diante do relato dos servidores e destacou que os olhos destes já expressavam a emoção de terem ajudado todas estas pessoas. “Minha gratidão é imensa. Todo este esforço de vocês é transformador. Do ponto de vista prático, nós queremos estimular as PIC’S que hoje têm sofrido algum revés por conta do desconhecimento das políticas do governo federal”, disse e seguiu destacando: “Quando pedimos o embasamento da doutora Ana Teresa Guerreiro da Fiocruz, foi para embasar com ciências todo este movimento que nós já sentimos, que nós já sabemos, para comprovar o que pode trazer de benefícios para a qualidade de vida para a família e para vocês que estão lidando diretamente com o público, com o usuário que necessita disso”.

Para Lívio é essencial a sensibilização do servidor por meio destas práticas. “Isto com certeza muda o olhar da vida e consequentemente faz que sejam facilitadores desta mudança de vida, de olhar, do paciente e usuário. Nossa intenção é avançar um pouco mais e transformar em um programa de saúde para o servidor. Quando o fizermos naturalmente será expressado e repassado para a população que vocês atendem. Então, nosso objetivo é dar importância a esta pesquisa para que possamos embasar todo o programa para não haver resistência na execução e na aprovação deste programa mais para frente. Existem algumas resistência por parte de pessoas que desconhecem as práticas e a gente vai lidando com isso naturalmente. Eu tenho a plena convicção que nós vamos conseguir implementar as PIC’S. É claro que é uma construção. É um passo a passo. Quero agradecer o secretário José Mauro, que nos atendeu e abriu as portas para fazermos isso”, finalizou.

PIC’S

Desde o dia 23 de setembro, acontece a pesquisa científica idealizada e fomentada pelo Dr. Lívio Vianna de Oliveira Leite, o vereador Dr. Lívio. É o Programa Voluntário de Cuidados Integrativos e Complementares para os Profissionais da Saúde da Sesau. A população envolvida nesse programa será composta por profissionais de saúde pertencentes ao quadro da SESAU e lotados nas UBSs Universitário e Aero Rancho. (segue anexo com programa e quadro das aplicações nas Unidades Básicas de Saúde).

 

Esse projeto é constituído de três etapas, na primeira etapa será realizada a Semana de cuidados integrativos e complementares para os profissionais gestores da SESAU; a segunda etapa será a realização do Programa voluntário de cuidados integrativos e complementares para os profissionais da saúde da SESAU, profissionais pertencentes ao quadro das duas UBSs Universitário e Aero Rancho; e a terceira etapa será a realização da pesquisa referente a qualidade de vida dos profissionais de saúde da SESAU, profissionais pertencentes ao quadro das duas UBSs elencadas e que aceitarem participar da pesquisa.

As PIC’S (Práticas Integrativas e Complementares) mais conhecidas são homeopatia, aromaterapia, meditação, musicoterapia, acupuntura, yoga, dança circular, arteterapia e Constelação Familiar. As metas estão alinhadas à Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda é da OMS (Organização Mundial da Saúde) e é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países-membros até 2030.

 

Rafael Belo

Assessoria de Imprensa do Vereador