ícone whatsapp

Posto do Tiradentes atende até 22h e lei do Terceiro Turno, proposta por vereador Salineiro, começa a sair do papel

04.08.2020 · 12:00 · Vereador André Salineiro

A USF (Unidade de Saúde da Família) do Tiradentes é a primeira de Campo Grande a funcionar com o Terceiro Turno, atendendo até as 22h. O novo horário começou nesta segunda-feira (3) e valerá de segunda à sexta-feira. O Terceiro Turno foi proposto por vereadores em 2017, mas o projeto foi vetado. Em 2019, novamente, o vereador André Salineiro insistiu no projeto de lei que, desta vez, ganhou apoio da maioria dos parlamentares e do Executivo, que sancionou a Lei 6.261/19.

Segundo Salineiro, o objetivo é tornar o Terceiro Turno uma realidade em todos os postos de saúde. “É uma luta antiga nossa e atende um anseio da população. Não tem porque a pessoa ter que perder um dia de serviço para poder ser atendido ou ter que ficar esperando vários dias por uma consulta. Além disso, os postos (UBS, UBSF, USF) são locais onde 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados, sem ter que afogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, argumenta o vereador.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o Terceiro Turno na unidade se dá graças a uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e incremento no custeio por parte do Ministério da Saúde, previsto no Programa Saúde na Hora. A Capital tem ainda 28 unidades homologas na modalidade de 60 horas. A Lei 6.261 de 2019, que prevê o Terceiro Turno, foi proposta em co-autoria pelos vereadores André Salineiro, Enfermeira Cida Amaral, Ademir Santana, Dr. Wilson Sami, Fritz, Veterinário Francisco, Dharleng Campos e Gilmar da Cruz. 

 

Caroline Maldonado

Assessoria de Imprensa do Vereador