ícone whatsapp

Por meio da Escola do Legislativo, Câmara viabiliza Economia Criativa para artistas de Campo Grande

26.06.2017 · 12:00 · Escola do Legislativo

Neste sábado (24), artistas de todos os segmentos participaram do Seminário Economia Criativa, realizado no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal de Campo Grande pela Escola do Legislativo. O evento teve início com uma dinâmica envolvendo o público com o objetivo de mostrar que todos tem um lugar paara ocupar. O mestre de cerimônia, Roberto Cunha comandou o seminário com suas rimas rápidas seguindo a liberdade da criatividade e estimulando os participantes. Depois aconteceram apresentações solo de hip-hop e da dupla Marcos Aurélio e Gregório, além das palestras de Cláudia Medeiros e de Henrique Fontes.

O vereador, Eduardo Romero, fez a abertura oficial do evento e apresentou o objetivo do seminário que é trocar experiências com iniciativas governamentais e não governamentais. “Precisamos criar uma rede forte e garantir o sustento da cultura. Estamos iniciando uma discussão e precisamos continuar. Não vamos dar conta de tudo hoje, mas já podemos direcionar novos caminhos”, garantiu.

Os vereadores, Lívio Leite e Lucas de Lima, também estavam presentes. Para Lívio, o seminário veio para desconstruir todos aqueles protocolos formais, mostrar direcionamentos e dar um passo à frente na Economia Criativa. Lucas de Lima acredita: a Casa está proporcionando fazer um encaminhamento com projetos de futuro para nossa cidade e artistas. No mesmo ritmo, a secretária de Cultura e Turismo, Nilde Brun, destacou:

“Começamos hoje este debate. Tem que ser constante. Nossa preocupação é construir ações destes papéis e cada um de nós vai ser responsável para dar certo. Não é responsabilidade só da Prefeitura, da Câmara, mas de cada instituição e de cada artista. Precisamos muito de vocês”. Presente no evento, o prefeito Marquinhos Trad, garantiu que o Executivo tem que dar condições daquele que por meio da própria produção gere renda e sobreviva dela, mas para isso é preciso oferecer qualidade.

“Não adianta só produzir. Temos que produzir com qualidade. Vamos dar cursos, dar sequencias para produção e crescimento. Vamos criar diversas forma de fomento para os artistas se sustentarem e tal. A Câmara vem sendo parceira do Executivo dentro das suas atribuições e vice-versa. Agora é com os artistas. Vamos dar à eles todas as condições”, prometeu o prefeito.

Ao final do evento, os vereadores deixaram claro que são necessárias implantações de oficinas com projetos locais, em cada bairro, para plantar a semente da cultura das crianças e a dedicação dos artistas. “Os artistas precisam colaborar, participar, estarem ativos e atentos a todas as demandas e a todos os projetos. A gente (vereadores) está disponível, está à disposição e para não ficarmos só na discussão, precisamos botar em prática. Agora este encontro de comprometimento precisa ter resposta a médio e longo prazo se não for imediato. Vamos encaminhar o olhar da sociedade com o poder público e privado para viabilizar a economia criativa”, concluíram.  A secretária de Cultura e Turismo garantiu que garantiu que todas as perguntas elaboradas durante o fórum serão respondidas. 

Palestras 

A primeira palestrante da manhã foi Claudia Medeiros com o tema “Economia Criativa no Estado De Mato Grosso do Sul”. Ela ressaltou a necessidade de capacitar os artistas para cada um ter autonomia do próprio trabalho sabendo todos os processos necessários para obter financiamento e poder inovar. “Precisamos institucionalizar a cultura no Brasil e ampliar nossa participação. Há alguns anos fizemos um programa chamado interação. Capacitamos mais de mil pessoas na questão de elaboração de projetos e através deste passo-a-passo podemos falar da economia criativa. Este processo é de muita formação. Com alinhamento e informação”, explicou. 

Cláudia pensa que é necessário ampliar o mercado artístico de Campo grande e alcançar o interior com, por exemplo, as oficinas para empreendedores criativos e incubadora para acompanhar os projetos. “Nosso fundo de financiamento à cultura falha aí. Ele não se renova, precisamos refletir os editar para as novas realidades e as novas tendências: ocupação dos espaços públicos, do coletivo. Precisamos abraçar estas tendências que é uma grande oportunidade”, orientou. 

De Natal, Henrique Fontes, veio falar da própria experiência palestrando sobre o tema: “Formação de agentes culturais na área de economia criativa”. Contando sua história, Henrique, falou do sonho de artistas que virou um espaço cultural depois de anos de luta. “Temos que fomentar uma cultura de base não de eventos. Este é o espaço da continuidade. Não da eventualidade. Entendemos em 2005, depois de uma mobilização que abriu a casa. Entendemos que o foco tinha que ser pela diversidade. O que atrai, o que cativa e o que fideliza. Se tivéssemos ouvido a rua tínhamos conseguido antes, planejado melhor e se se estruturado melhor”, lembrou 

Hoje, 21 anos depois do sonho iniciado, o espaço cultural se ampliou e virou Circuito Cultural Ribeira funcionando com seis edições por ano. “As pessoas se apropriaram do bairro e das manifestações dos artistas”, destaca Henrique. O palestrante apresentou duas ferramentas importantes: Canvas, que basicamente é um modelo de negócio. Uma planilha onde é possível realizar o resumo dos elementos que podem contemplar um projeto e um de Carlos Matus, que trabalha o problema até as ultimas consequências visando até o gerenciamento de crise. Além de considerar atores sociais fora do projeto que vão impedir ou ajudar o projeto a acontecer. A mensagem clara é a necessidade de seguir este esquema: planejar, criar agir e avaliar.

Fórum 

O fórum aconteceu após as palestras reunindo, Andreia Freire, atriz, diretora de teatro e produtora cultural; o psicólogo e fomentador da leitura, por meio da Gibiteca, Ronilço Guerreiro; Marcos Matos, dançarino, coreógrafo, produtor e dono de companhia de dança; Fábio Flecha, produtor audiovisual e Bruna Campos, representante da área musical. A conclusão das discussões foi a necessidade de formação.

Rafael Belo

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal