ícone whatsapp

“Políticas públicas de acessibilidade também devem focar na raiz do problema: o preconceito”, aponta vereador Otávio Trad

02.12.2021 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Segue para sanção o Projeto de Lei 10.260/21, de autoria do vereador Otávio Trad, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo em Campo Grande

“Para discutirmos políticas públicas de inclusão e acessibilidade também temos que focar na raiz do problema, que é o preconceito contra a pessoa com deficiência”, defendeu o vereador Otávio Trad (PSD), após a aprovação do Projeto de Lei 10.260/21, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Capacitismo em Campo Grande.

A proposta foi aprovada em segunda votação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande na última terça-feira (30), e agora segue para a sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD). O texto prevê a instituição das ações de conscientização e combate ao capacitismo na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.

Entre as ações previstas estão a conscientizar, capacitar e informar educadores, alunos e demais profissionais no combate ao preconceito e a discriminação contra a pessoa com deficiência; promover seminários, palestras, reuniões, fóruns e debates relativos ao combate ao preconceito conta a pessoa com deficiência.

Após a apresentação do PL e a realização da audiência pública sobre capacitismo, a proposta ainda recebeu a contribuição de associações e pessoas com deficiência, que resultaram em emendas. “Pedimos e recebemos sugestões e a partir desse retorno expandimos o projeto para todos os órgãos da Prefeitura e para as redes sociais”, explicou o vereador.

Capacitismo – O capacitismo é toda a forma de discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência. Este preconceito é alimentado toda vez que se limita a crer que a deficiência é um empecilho determinante para a independência, realização de tarefas cotidianas, inserção no mercado de trabalho, formação de uma família, entre outros. Este comportamento contraria o princípio da equidade.

Outra face do capacitismo, é a definição de PcDs (Pessoas com deficiência) como inferiores ou heróis, dois extremos que desprezam as qualidades e competências individuais. Por exemplo, ver pessoas com deficiência que realizam atividades comuns do dia-a-dia como inspiração e exemplo de superação.

Assessoria de Imprensa do Vereador