ícone whatsapp

“Política é coletiva, nunca individual”, afirma Dr. Lívio

17.01.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

“Eu me preocupo com as pessoas. É um sentimento autêntico. Mas atualmente a política tem cada vez mais afastado e desacreditado o povo do seu lugar de representação, ou melhor, o povo tem se afastado da política”, refletiu o vereador Dr. Lívio ao explicar seu envolvimento no Legislativo. A entrada do médico oftalmologista com doutorado na área, especialista em cirurgia plástica ocular, vias lacrimais e órbita, além de representante do Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Ocular (2019-2021), se dá pelo sentimento de limitação como cidadão e médico porque é possível fazer mais e o cidadão de bem precisa tomar seus espaços e cobrar sempre e de todos. “O político está no cargo pelo povo e não por ele. Ele é funcionário público por quatro anos e se não tiver lutando pelos direitos do cidadão, criando leis que ajudem as pessoas, ouvindo cada uma delas e fiscalizando sempre, não merece estar ali”, destacou.

Lívio assumiu como suplente em 2015 após trabalhar como secretário estadual adjunto de saúde. Em 2016 foi o quinto vereador mais votado e luta para fazer o diferente e justo, assim representa o Projeto Coletivo. Para ele deve-se agir conforme o significado original das palavras política do grego “politiké” (política em geral) e “politikós” (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos) por isso gosta de enfatizar que:  “A construção da política que queremos começa em nós”.

 Neste pensamento Lívio acredita que se tudo começa do plural de eu, nós, então a política é coletiva, nunca individual. “Este mandato é um projeto coletivo. Basta chegar à Câmara e nosso gabinete estará literalmente aberto. Ao passar pela porta verá que são três salas todos com vidros transparentes. Lá todos que chegam entram e interagem porque queremos compartilhar com as pessoas que a política deve ser ‘a ciência de criar o bem de todos’, como definiu o deputado Adolfo Bezerra de Menezes”, explicou Lívio.

Política

Ser eleito e representar o povo para Lívio é equivalente ao juramento de Hipócrates – feito por todos os médicos – onde entre as promessas feitas está a consagração da vida a serviço da Humanidade, não permitir que considerações de religião, nacionalidade, raça, partido político, ou posição social se interponham entre o dever e a pessoa doente, além de guardar respeito absoluto pela Vida Humana desde o seu início, mesmo sob ameaça. Com estes nortes, o vereador ressalta o Projeto Coletivo: “A política é talvez o ambiente que mais testa as fraquezas humanas, mas é também um dos que mais benefícios pode produzir se conduzida com espírito de devotamento. Essa verdade deve nos inquietar porque qualquer que seja a nossa atitude, ela influencia a política para o bem ou para o mal, inclusive a omissão. Martin Luther King foi um inquieto e nos chamou a atenção ao dizer “o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. Estamos na oportunidade de agir e queremos reunir todas as pessoas de bem que sempre desejaram atuar na política, fazendo o que é certo”, convida.

Finalizando, o vereador dr. Lívio fala do que é preciso para a política. “Nossa proposta é a de reeducarmo-nos, um auxiliando o outro, em atitude fraterna. Não temos disposição para julgar. Queremos influenciar pelo bem e não pela crítica. Incentivamos a atitude correta, começando por nós mesmos, cientes de que só vamos provocar mudanças se nos esforçarmos para ser a própria mudança”.

Assim ele cita pastor Niemöller: “Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.”

 

Rafael Belo 

Assessoria de Imprensa do Vereador