ícone whatsapp

PMA conclui relatório de visita técnica solicitada por Eduardo Romero

06.01.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

No mês de novembro de 2015 o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara  de Campo Grande, vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade), solicitou uma visita técnica da Polícia Militar Ambiental (MPA) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) numa área ao lado da Unidade de Triagem de Resíduos (UTR) para apurar descarte irregular de lixo e também averiguar crime ambiental no Córrego Formiga. Ambas no bairro Dom Antônio Barbosa.
 
Nesta quarta-feira, 6, o relatório da PMA foi entregue ao gabinete do vereador pelo Major Ednilson Queiroz, que foi o responsável pelos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Ambiental. Em 13 páginas, o levantamento aponta em material fotográfico e imagens de satélite o descarte irregular de lixo, inclusive com flagrante de um caçambeiro que se preparava para despejar entulho.
 
No relatório de vistoria técnica da PMA são apontadas algumas sugestões para acabar com o problema de degradação ambiental com o depósito irregular de lixo. Entre as medidas mitigadoras estão: cercamento da área, independente dela ser pública ou particular, fiscalização constante para que o descarte não seja realizado nas ruas paralelas ao local. Também, depois do cercamento, é preciso a remoção de todo material depositado irregularmente.
 
No local a PMA também identificou um pequeno centro de triagem e prensa de materiais recicláveis que acaba descartando irregularmente o material que ao seleciona. A indicação e para que o município interdite ou licencie, caso seja possível. 
 
Em relação à visita realizada num trecho do Córrego Formiga, a PMA identificou que a área precisa de terraceamento, principalmente no local onde não há mata ciliar . Indica o plantio de árvores nativas e anda emoção de barracos que estão dentro da Área de Preservação Permanente (APP).
 
O vereador Eduardo Romero explica que moradores da região procuram o seu gabinete e fizeram a denúncia do lixão, bem como da retirada, possivelmente irregular, de areia do leito do Córrego Formiga, também no Dom Antônio Barbosa, mas no da visita técnica não houve flagrante.
 
O parlamentar explica ainda que o relatório da PMA já segue para órgãos competentes como, por exemplo, o Ministério Público Estadual. ‘A atividade de descarte irregular de materiais e degradação de córregos, infelizmente, tem aumentado em nossa cidade. Como vereador que milita nas causas ambientais desde os 12 anos e preside a comissão de meio ambiente, reafirmo o compromisso de mediar este tipo de denúncia junto aos órgãos competentes e cobrar resposta’, frisa Eduardo Romero.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador