ícone whatsapp

“Parque Dallas e Rita Vieira conseguiram recurso de pavimentação graças à organização dos moradores”, diz João César Mattogrosso

08.03.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Os bairros Rita Vieira e Parque Dallas, região Bandeira de Campo Grande, serão contemplados com pavimentação asfáltica após empenho das associações de moradores, juntamente com a prefeitura municipal em parceria com o vereador João César Mattogrosso (PSDB). Foi autorizado em Brasília, no último dia 28, empréstimo de R$ 25 milhões para o benefício de infraestrutura pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Todos os bairros merecem esse benefício, mas o diferencial nesse caso, foi a organização e determinação dos presidentes das associações dos moradores e comunidade.  Não esmoreceram de estar pleiteando pelo asfalto, lutaram e foram atrás de seus direitos, vindo atrás de seus representantes, tanto na Câmara Municipal como na Prefeitura e assim o conquistaram”, destaca  João César Mattogrosso.

Yara Freitas, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Rita Vieira, reside na região há 11 anos. Em março de 2017, reuniu a comunidade e coletou 3500 assinaturas em um abaixo-assinado com a solicitação do asfalto. “Unimos forças e pedimos apoio de vários vereadores, mas nenhum nos deu voz. O João foi o único que nos respaldou à entregar o documento para o prefeito Marquinhos Trad e o acompanhou até a Capital Federal, para conseguir esse recurso”, esclarece Yara.  A empresária ainda ressalta que a união entre os moradores é importante para conseguir tais benefícios. Em 2014, foi criado um grupo de aplicativo digital com intuito de unir ainda mais a massa do bairro, e assim ganhar força com o objetivo do benefício para a infraestrutura.

João Ferreira Lopes é morador do bairro Rita Viera, juntamente com esposa, dois filhos e o neto. A rua onde mora, sofre com um declínio e com o encascalhamento, em épocas de fortes chuvas, a enxurrada arrasta as pedras, gerando grandes buracos na via não pavimentada. “O asfalto não resolverá somente esse problema, mas também acabará com a poeira em dias secos, o que também é um problema para a saúde, além da segurança para o tráfego e maior tempo de manutenção para nossos veículos”.

Os moradores do Parque Dallas também deram o exemplo em organização para conquistar o recurso para pavimentação. Foram meses e meses de reuniões em diversas residências da região. “Eu e mais três engenheiros engenheiros (ambiental, civil e elétrico), criamos uma comissão independente para elaborar documentações com diversos estudos, incluindo orçamentos sobre esgoto, saneamento, danos ambientais, entre outros. O vereador João César foi quem encaminhou toda essa documentação ao prefeito e demais órgãos públicos responsáveis”, afirma Brivaldo Alves da Silva Júnior, morador do Parque Dallas. Ainda segundo o professor universitário, o vereador também participou de diversas reuniões no bairro, acompanhado de Rudi Fiorese, Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. Inclusive, todo esse estudo e trâmites da comissão independente do bairro, estão no site www.parquedallas.ddns.net , de autoria do grupo.

Agora, segundo a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, será feito o projeto financeiro, técnico e de engenharia, com a estimativa de três meses  para a elaboração dos estudos, abertura da licitação e contratação da empresa prestadora de serviço. No Parque Dallas, quem também comemora a notícia da chegada da pavimentação asfáltica, é Carlos Eduardo Florentino. “É uma notícia muito boa, de um pedido bem antigo. Moro aqui há 15 anos e sempre questionei o motivo de somente algumas ruas serem asfaltadas. Com o asfalto, será possível realizar um sonho dos meus pais,que é investir com mais segurança em um comércio. Hoje, muitos moradores de bairros consomem em lojas mais próximas de suas casas. Nos deixa muito alegre essa expectativa”, declara o morador.

Assessoria de Imprensa do Vereador