ícone whatsapp

Parlamento Jovem: Dr Loester apadrinha dois estudantes das Escolas Municipais João Evangelista e Bernardo Franco Baís

20.02.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta semana, no plenário Edroin Reverdito, por meio de sorteio, vereadores definiram o apadrinhamento dos Jovens Vereadores. O vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB) é o padrinho de dois estudantes: Isaque Colman da Escola Bernardo Franco Bais, e Juliana Leite Verardi da Escola João Evangelista. 

O Parlamento Jovem foi criado pela Resolução n. 1.303/19, de autoria do vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) e assinam juntos o vereador Delegado wellington (PSDB) e o vereador Valdir Gomes (PP) Presidente da Comissão Permanente de Educação desta Casa de Leis. Que tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas municipais a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal.

29 estudantes foram selecionados por meio de um concurso de redação promovido no ano passado, com a participação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. A redação teve como tema “Campo Grande e os desafios no Parlamento Municipal”. 

Inicialmente, os colégios fizeram uma seleção interna e as duas melhores redações foram encaminhadas pela direção da escola para participação no concurso do Parlamento Jovem. A Comissão Julgadora do Parlamento Jovem, composta pelos professores: Cleodomiro Dias Gonçalves, Mônica Alvarez Gomes, Cléovia  Almeida de Andrade, Gustavo Silvia Moraes e Sandro Dornelles selecionaram as 29 melhores redações. 

Programação 

Segundo o cronograma apresentado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em março haverá 3 dias consecutivos de atividades e posse dos Jovens Vereadores na Casa de Leis. No primeiro dia, 9 de março, pela manhã, os jovens vereadores participaram de visita monitorada ao Legislativo Municipal, conhecendo gabinetes e setores administrativos.

 No período da tarde, os estudantes terão um curso de Técnica Legislativa, compreendendo Introdução ao Processo Legislativo; Introdução ao Regimento da Câmara; Capacitação em Técnica Legislativa e credenciamento das atribuições do vereador. 

Na terça-feira, dia 10 de março, eles acompanham uma sessão ordinária da Casa de Leis para, na prática, conhecerem o Rito, aplicação das normas regimentais, debates, votação de requerimentos e Projetos. 

E na quarta-feira, dia 11 de março, acontece a posse e primeira sessão dos jovens vereadores, com eleição da Mesa Diretora e dos componentes de comissões. Posteriormente, serão agendadas as demais sessões específicas do Parlamento Jovem. “Haverá mais 4 sessões ordinárias dos Jovens Vereadores, que finalizam em junho. Neste ano, o projeto terá apenas um semestre de duração. A partir da próxima legislatura vamos trabalhar para que o Projeto Parlamento Jovem Municipal tenha a duração bienal, devido a sua importância.” Informa Marcos Mattioli, coordenador da Escola do Legislativo. 

 

Andréa de Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador