ícone whatsapp

Parceria proporciona curso de culinária, crochê e pintura para moradores do Novo Minas Gerais

11.09.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Iniciativa da Associação de Moradores do bairro Novo Minas Gerais em parceria com o vereador João César Mattogrosso (PSDB), o projeto EMPODESA – Capacitação de Mulheres para Empoderamento Econômico, Social e Afetivo proporcionou aos moradores da região cursos de culinária, crochê e pintura. Ao todo foram 20 horas/aula, realizadas em um período de um mês e meio, duas vezes por semana e em dois turnos.

Na noite da última terça-feira (10), o parlamentar esteve na casa da Presidente do Bairro, Iracy Martins Lima, para celebrar a conclusão do curso e prestigiar a entrega dos certificados aos participantes. Ao todo, 31 moradores participaram da formação e agora contam com conhecimentos para investirem em uma nova atividade econômica ou novos hobbies.

Os alunos aprenderam as técnicas de pintura em tecido, crochê e culinária em aulas na própria casa da liderança do bairro, que destaca a satisfação em promover a atividade. “É uma grande satisfação a realização dessa atividade. Vejo que muitas dessas mulheres chegaram aqui tristes e, de repente, o curso deu um novo olhar a elas, de que todas têm capacidade, potencial e o quanto é importante fazer novas descobertas como a pintura, o crochê e a culinária, mesmo que sendo para aprimorar para a própria família. Quero agradecer o vereador João César Mattogrosso pelo apoio e estar aqui com a gente nesse momento tão importante, que é a entrega desses certificados”, diz Iracy.

Embora o público-alvo sejam as mulheres, conforme o título do projeto, a primeira edição do curso teve uma exceção à regra. Único homem entre 30 mulheres, Carlos Roberto Soares, pedreiro e pintor, viu no curso a possibilidade de uma renda extra e resolveu se inscrever para as aulas. “Nós vamos envelhecendo e não quero ficar para sempre na profissão de pedreiro e pintor. Estou montando uma garaparia perto da minha casa e vim fazer o curso de culinária para complementar minhas ofertas. Queria aprender a fazer salgado e bolo para vender lá. O projeto já está dando certo”, diz o autônomo.

Sobre estar em um curso rodeado por mulheres, Carlos não vê nenhum empecilho: “nunca tive preconceito com isso, sempre trabalhei rodeado de mulheres. Basta ter respeito que tudo caminha bem. É questão de bom senso”, diz o pai de quatro filhos.

Professora do curso, Oraide Fernandes Andrade enfatiza a importância da troca de conhecimentos. “O melhor de tudo é ver a evolução das pessoas por meio da arte. Notar o interesse no aprendizado que oferecemos, com certeza, refletirá positivamente na vida. O pouco que sei, pude ensinar aqui e é tão lindo ver o resultado! Além disso, ainda aprendi com outras colegas pontos do crochê que ainda não sabia”, destaca a aposentada que foi costureira industrial e há 12 se dedica ao crochê.

Parceiro do EMPODESA, o vereador João César Mattogrosso destacou a atuação da Associação de Moradores do Novo Minas Gerais. “A Dona Iracy está de parabéns por essa iniciativa que contribui significativamente para o desenvolvimento dos moradores, com novas possibilidades e oportunidades de realizarem novas atividades e conseguir complementar a renda. É um prazer contribuir e ver que foi um sucesso esta primeira edição”, destacou.

O curso que começou de forma discreta, com divulgação pelo tradicional método boca a boca, conforme aponta a Presidente da Associação de Moradores, agora já tem projeto de expansão e poderá atender outros cinco bairros de Campo Grande. Em breve serão disponibilizadas novas informações.

 

André Maganha

Assessoria de Imprensa do Vereador