ícone whatsapp

Parceria do vereador João César Mattogrosso levou preventivo de combate ao câncer de mama para mulheres do Santa Luzia

16.08.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Moradoras do bairro Santa Luzia e região foram atendidas com exames de ultrassom das mamas na última quarta-feira (14), fruto da parceria do vereador João César Mattogrosso (PSDB) com o Grupo Onça Pintada, Organização Não Governamental que realiza exames preventivos de combate ao câncer de mama. A ação atendeu mais de 60 mulheres na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Vila Cox.

Dalila Santiago, de 41 anos, declara ser um alívio poder fazer o acompanhamento. “Estou aliviada, porque em meio a tanta coisa que a gente acompanha é um privilégio sair daquela sala e ver que o resultado está tudo ok”, diz.

Responsável pela iniciativa, o vereador João César Mattogrosso esclarece que o atendimento visa garantir a saúde da mulher. “Nosso objetivo com esta ação é proporcionar às mulheres uma forma mais ágil de realizar os exames preventivos, pois o câncer de mama possui índices alarmantes em nosso país”, destaca o parlamentar.

As pacientes que apresentam alguma anomalia nos exames são direcionadas para realizar mamografia e acompanhar de perto a situação. Em 17 anos de existência, o Grupo Onça Pintada já percorreu mais de 70 municípios sul-mato-grossenses, atendeu mais de 58.569 mil pessoas, realizou mais de 17.372 mil exames e pelo menos 2.517 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento cirúrgico.

Além do vereador, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), deputado Paulo Corrêa, também integra a parceria.

Câncer de Mama – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

 

Jean Ocampos 

Assessoria de Imprensa do Vereador