ícone whatsapp

Para reitor, mostra ‘mantém vivo’ quem construiu a identidade cultural da Capital

18.09.2014 · 12:00 · Eventos

O reitor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), padre José Marinoni, visitou, na tarde desta quinta-feira (18), a exposição “Artista Regional”, que busca divulgar o trabalho de artistas campo-grandenses e preservar a memória cultural da Capital. A mostra está no saguão principal da Casa de Leis até o próximo dia 26 de setembro e, segundo Marinoni, é uma forma de valorizar aqueles que construíram a identidade cultural de Campo Grande.
 
“Primeiro quero parabenizar professores e acadêmicos pela iniciativa de resgatar a memória da cidade. Essa é uma forma de tornar viva a presença daqueles que fizeram a história artística da nossa cidade. São pessoas que construíram a cultura do estado de Mato Grosso do Sul e, sem eles, não teríamos, por exemplo, artistas projetados nacionalmente”, afirmou.
 
A visita foi acompanhada pelos vereadores Mario Cesar, presidente da Câmara Municipal, Chiquinho Telles e Eduardo Romero, presidente e vice da Comissão Permanente de Cultura da Casa, e por Roberto Figueiredo, coordenador do curso de História da UCDB e professor da disciplina de História da Arte.
 
Ainda conforme José Marinoni, Câmara e UCDB assinarão um convênio que permitirá a exposição dos trabalhos nas escolas municipais de Campo Grande. “Os alunos vão poder conhecer nossa história cultural, e os professores dar uma aula prática sobre cultura”, finalizou.
 
A exposição é uma iniciativa dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da UCDB. É o resultado de um trabalho feito pelos acadêmicos, que pesquisaram sobre os artistas regionais com intuito de valorizar e preservar a memória. Neste primeiro momento, são contempladas música, artes visuais e a dança. 
 
“A Câmara é a Casa do Povo, então poder divulgar e incentivar o trabalho dos artistas regionais é muito bom. Digo incentivar porque uma pessoa, ao ver a trajetória de sucesso de tantos artistas, pode se inspirar e ver que é possível fazer o mesmo”, considerou Mario Cesar.
 
“Em outras ocasiões, já tivemos exposições sobre a cultura nacional mas, assim, com artistas regionais, com esse viés de valorização da cultura local, é a primeira vez. Espero que possamos agregar valor e fazer o mesmo com pessoas de outras áreas”, completou o presidente da Casa.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal