ícone whatsapp

Pagamento dos plantões dos servidores da Sesau muda de data e prejudica funcionários

01.08.2019 · 12:00 · Vereador Fritz

O vereador Enfermeiro Fritz (PSD), durante sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Campo Grande nessa quinta-feira (1), explanou a preocupação com relação a deliberação da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) da capital sul-mato-grossense que altera, a partir desse mês, a data de remuneração das atividades extras exercidas pelos trabalhadores da área da saúde em todo o município.

O parcelamento do pagamento do servidor é injustificável, segundo o parlamentar, devido a um compromisso assumido pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, com relação à valorização dos trabalhadores que atuam na administração municipal. O documento enviado pela Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde mostra que a decisão aconteceu após uma reunião entre a Sesau e as Secretarias Municipais de Gestão (Seges) e Finanças e Planejamento (Sefin).

“É fato e claro para todos que os servidores tem o comprometimento do salário base e precisa dos seus valores de plantão para cumprir as suas obrigações relacionadas as finanças. Gostaria de destacar que é extremamente importante a manutenção integral do salário do servidor no quinto dia útil em detrimento da sua programação financeira”, disse Fritz.

O vereador também ressaltou que o servidor público não pode ser penalizado por uma questão de gestão. De acordo com ele, a administração municipal aprovou um implemento de grandes investimentos na área de publicidade e a ampliação de 25 unidades de saúde com horário estendido. “É um pouco divergente quanto se fala da questão da máquina. O servidor público da saúde não pode padecer e ter a vida financeira desrespeitada, por uma questão, a princípio, de gestão”, disse.

Para o parlamentar, é fundamental que o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Pinto Castro Filho, explique os motivos desse parcelamento financeiro. “Vamos encaminhar ao secretário um pedido para que venha até aqui e explique para o servidor”, ressaltou Fritz.

Assessoria de Imprensa do Vereador