ícone whatsapp

Outubro Rosa: ações do vereador Victor Rocha promovem a saúde feminina

01.10.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil e é por isso que a conscientização durante o Outubro Rosa é sempre importante. Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres. 

Os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram ainda que o câncer de mama também é o que mais mata mulheres. O registro de 2020 aponta para 18.068 mil mortes de mulheres brasileiras devido ao câncer de mama. 

Médico mastologista, o vereador Dr. Victor Rocha tem realizado uma série de ações em prol da saúde e bem-estar da mulher. Ele apoia a campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia “Quanto antes melhor”, que quer conscientizar sobre a importância de zelar pela qualidade de vida, optando por uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e consultas médicas regulares, como maneiras de prevenção da doença. 

Com o tema  “Prevenção é Tudo, mantenha seus exames em dia”, a Câmara Municipal de Campo Grande abre a Campanha do Outubro Rosa no dia 4 de outubro com uma audiência pública sobre rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. 

O debate acontece no Plenário Oliva Enciso com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube. A audiência, que será realizada a partir das 9h, foi proposta pela Comissão Permanente de Saúde, da qual Victor Rocha é vice-presidente e integra as ações do Outubro Rosa. 

O Projeto Casa Rosa – Saúde da Mulher , compromisso de campanha do vereador Dr. Victor Rocha, deve ser lançado até o fim de outubro.

O espaço será destinado a atender as mulheres, gratuitamente, por mastologistas e com a possibilidade de realizar mamografia (em mulheres com 40 anos ou mais) e ultrassonografia no local, bem como a realização de biópsia e encaminhamento cirúrgico, se necessário for. 

Dessa forma, facilita o diagnóstico precoce, a prevenção e reduz a incidência da doença. “Como mastologista sei da importância do diagnóstico  precoce no câncer de mama e do tratamento em tempo hábil. 

Nossa missão é viabilizar o atendimento das mulheres, pacientes do SUS, para que realizem consultas e seus exames de rotina em um único dia, ou seja, a mulher com mais de 40 anos será consultada e fará a mamografia no mesmo dia. Já as mulheres com idade inferior aos 40 anos, serão atendidas por equipe médica e havendo necessidade farão ultrassonografia no mesmo dia. 

Com a Casa Rosa, nossa intenção é zerar a fila de atendimento com mastologista e oferecer exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso o tema da campanha da Câmara é: ‘Prevenção é tudo, mantenha seus exames em dia’”, afirmou o parlamentar. 

Durante todo o mês de outubro haverá ações para conscientização e prevenção do câncer de mamas na Câmara Municipal e no dia 18 de outubro será realizado o primeiro Seminário de Mastologia da Câmara Municipal de Campo Grande,  que contará com a participação de especialistas na área.

Assessoria de Imprensa do Vereador